‘Inverno’ no Piauí pode ter redução de até 25% no volume de chuvas
O período chuvoso no Piauí está se aproximando e, com isso, algumas regiões do estado têm presenciado chuvas rápidas e isoladas. Apesar dos indicativos de precipitação, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), deve haver uma redução de 20% a 25% nos volumes das chuvas em 2023, em relação ao ano passado.
Sarah Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh, explica que as chuvas no estado começam na região Sul a partir da segunda quinzena de novembro, no entanto, já no dia 21 de outubro, elas devem se intensificar.
“Nós estamos nos aproximando do período chuvoso no estado, geralmente as chuvas começam no extremo-sul do Piauí. Para o dia 21 de outubro, a gente já espera que essas chuvas se tornem mais constantes. Principalmente, isso já indica o início do período chuvoso. Só que a gente vai ver essa característica mesmo assim já estamos período chuvoso lá na segunda quinzena de novembro”, inicia.
A climatologista ressalta que mesmo com essa antecipação da intensificação, o Brasil deve registrar uma redução no volume das chuvas por conta do fenômeno “El Niño”, responsável pelas alterações significativas na distribuição da temperatura.
“Lembrando que esse nosso próximo período chuvoso vai chover sim, mas o quantitativo final a gente vai observar que pode ter ocorrido um impacto de 20 a 25% a menos do esperado no período por conta do El Niño, dessas mudanças climáticas que nós estamos observando no ano de 2023”, finaliza.