Já dá pra notar uma população mais confiante na gestão municipal

Artigo / Opinião

Na gestão pública nem sempre é assim, mas em Esperantina é possível perceber uma sensação de maior confiança da população no jeito petista de governar e não é pra menos. Talvez por suceder a uma administração desastrosa e totalmente despreparada, a administração do Chico Antonio precisava dar resposta rápida aos desmandos administrativos que violavam valores éticos da moral e da honestidade. Mas também precisava recuperar uma máquina pública sucateada, sem obras e afogada em dívidas com fornecedores, com a Previdência e com projetos mal elaborados, feitos pela metade, sofrendo auditoria pelos órgãos de fiscalização pública que ainda hoje figuram como obstáculo à atual gestão.

 

Durante esses 3 anos,a Prefeitura pagou e atualizou dívidas antigas, repôs perdas salariais sofridas pelos funcionários públicos, tem cumprido à risca o pagamento do servidor, recuperou e construiu mais de 100 Km estradas vicinais,construiu pontes, perfurou poços em comunidades,pavimentou ruas, reformou e ampliou escolas, recuperou e construiu novos postos de saúde,ampliando de 3 para 13 equipes do Programa Saúde na Família – PSF com melhor atendimento à população.

 

Mesmo diante das ações judiciais patrocinadas contra o Prefeito, essa administração impôs um choque de gestão que trouxe de volta a confiança e criou as condições para atrair parcerias com os governos de Wellington Dias, Lulae agora com a presidenta Dilma que foram fundamentais para ampliação de programas federais como o Minha Casa Minha Vida, que beneficiou mais de 1500 famílias, o Luz para Todos que pôs energia em 98% de toda a zona rural, o Bolsa-Família que ampliou o número de beneficiados, injetando quase 1 milhão de reais na economia local todo mês. Além disso ainda contribuiu parater a construção doposto da Previdência Social e para a ampliação e instalação de novas e modernas agências bancárias.

 

Essas ações firmes proporcionaram uma sensação de confiança por parte da população à atual gestão. A confiança da iniciativa privada, visivelmente provada com várias construções em toda a cidade, gerando renda para muitos profissionais como pedreiros, carpinteiros e muitos outros.  Na produção rural, principalmente na pecuária de pequenos animais,e aqui com destaque para a piscicultura que elevou o município à condição de maior produtor de peixe do estado. Mas também é visível a evolução do comércio, favorecido pelo pagamento do servidor público em dia, que de forma planejada faz gerar renda e circular riqueza no município.

 

É a confiança de quem precisa do serviço público como os pais que tem filhos na escolapública, que recebeu mais professores, que não viu faltar a merenda nem o transporte escolar. E até quando não se quer precisar, como no socorro do SAMU, mas se acontecer um acidente, tem-se a confiança de que a ambulância chegará a tempo e sem discriminar ninguém. Por tudo isso, e mais importante que qualquer outro índice a ser conquistado por um gestor público, o prefeito Chico Antonio conseguiu resgatar a confiança do povo esperantinense à Prefeitura de sua cidade. E sentir confiança é fundamental para uma boa administração – gestão pública com apoio popular.

 

Albano Amorim, Jornalista

 

2 Comentários
  1. Anônimo diz

    Só deixar de ser taxada de cidade sem comando já dar pra viver em paz com o nosso interior. O chibateiro maior morre ao ver estas realizações.

  2. Josilene diz

    PArabens pela gestão do atual prefeito! é isso ai anonymous 😀 !!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.