Jogadores esperantinenses que fizeram história na Copa Norte de Futsal
Prestes a começar a XX edição da Copa Norte de Futsal, e que nesta edição comemora o Centenário da cidade de Esperantina vem nos brindar com mais uma competição de alto nível e com vários jogadores que brilham Brasil a fora.
Esperantina ainda é a cidade que mais conquistou a copa, são 08 títulos. A competição sempre proporcionou grandes espetáculos de futsal, com jogos inesquecíveis e com muitas atuações individuais que sempre empolgam o torcedor.
Como não poderia deixar de ser, vamos citar alguns dos grandes jogadores que se destacaram na competição, não de todas as cidades, que são vários, apenas os filhos de Esperantina.
São vários os craques que já atuaram e atuam na competição, vamos destacar aqui apenas 10 que ficaram na memória do torcedor esperantinense, por atuarem numa competição de alto nível, com muita pressão e cobranças e esses atletas foram os que mais se destacaram de acordo com nossa pesquisa:
* Esses nomes foram citados em um levantamento feito pelo o olhar com a coordenação da Copa e com vários torcedores.
Goleiros: Kélio e Paulo Cesar
Jogadores: Lourival Bezerra, Paulo Afonso, Neyandro Macedo, Fernando cabeleira, Tiago Henrique, Francisco Neto (Buiu), Igor e Sandro Quaresma (Kaká).
Kélio Carvalho:
Uns dos grandes goleiros do futsal esperantinense, participou de 10 edições da Copa Norte, sendo campeão 03 vezes nas edições: 4ª, 5ª e 8ª e considerado o melhor goleiro da 5ª e 8ª edição, foi vice-campeão da 7ª edição, sempre jogando pela a seleção de Esperantina.
Paulo Cesar:
Goleiro que se destacou logo na sua primeira participação da Copa Norte aos 17 anos pela a equipe da Escolinha do Professor Leão, foi campeão 02 vezes pela a equipe do Novo MS, sendo uma vez o melhor goleiro da competição. Paulo Cesar defendeu as equipes da Escolinha, Novo MS, Campari e Skyneiros.
Lourival Bezerra:
Não foi possível fazer o levantamento completo de sua participação na Copa Norte, mais sem sombra de dúvidas foi um dos grandes esperantinense a jogar a competição. Lourival foi 03 vezes campeão da Copa Norte, na 2ª, 4ª e 8ª edição.
Neyandro Macedo:
Jogou 10 Copas, sendo 03 vezes campeão, foi o artilheiro e vice-campeão do ano de 2007
Francisco Neto (Buíu):
Até o momento jogou 08 Copas, sendo o esperantinense com mais títulos na competição, foram 05 conquistas, na 4a e 5a, 10 a e 11a e 16a edição,
Tiago Henrique:
Foi o esperantinense que mais participou da competição como jogador, foram 14 edições, sendo 04 vezes campeão e 02 vezes vice e foi o artilheiro da 9ª edição.
Igor Santos:
Até o momento jogou 09 Copas, sendo que 03 foi campeão. “Uma competição muito importante no calendário piauiense de futsal e de muita importância para o futsal de nossa região, onde podemos medir forças com os melhores jogadores do país”. Fala Igor.
Fernando Cabeleira:
Jogou 07 Copas, foi 03 vezes campeão. Nessa vigésima edição está no comando de uma das equipes que representará Esperantina, a Juventus. “A Copa Norte hoje se tornou um evento esportivo gigantesco, onde muitos craques do futsal participam da competição, mostra o valor do esporte na sociedade e transforma alguns sonhos em realidade. ” Fala de Fernando.
Paulo Afonso:
Disputou 06 Copas de 1999 a 2004. Sendo campeão duas vezes, em 2000 em Piracuruca e em 2002 em Miguel Alves. Terceiro lugar em 1999 em Batalha, Vice-Campeão em 2004, em Esperantina. De 1999 a 2003, jogou defendendo as cores da Seleção de Esperantina. Em 2004 joguei representando o Time da Escolinha Força Jovem, do desportista Leão. “Acho uma competição de extrema importância para nossa região, onde participam jogadores de diversos lugares, jogadores renomados e vivenciados no futsal, na minha opinião é a competição mais importante do estado do Piauí, e que já tradição, fico muito feliz de ter participado do início dessa história”. Fala do Paulo Afonso.
Sandro Quaresma (Kaká)
Disputou 04 copas e foi campeão pela seleção de Esperantina na 8ª edição. “É uma competição que integra os municípios dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará, e ao mesmo tempo coloca Esperantina como potência do Futsal piauiense. Além disso, motiva a juventude a se dedicar ao esporte”. Fala de Sandro.