Jorge Kajuru diz que senadores do Piauí rasgaram a Constituição
O senador Jorge Kajuru disse, nesta terça-feira (08), que os 27 senadores rasgaram a Constituição Federal ao assinarem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentado pela senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), que altera as regras para a eleição das mesas diretoras do Poder Legislativo, permitindo a reeleição dos presidentes Rodrigo Maia (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senado e Congresso Nacional).
De acordo com Kajuru, entre os 27 senadores que assinaram a PEC estão os três senadores do Piauí, Marcelo Castro (MDB), Ciro Nogueira (Progressistas) e Elmano Férrer (Podemos). Para que uma PEC comece a tramitar, são necessárias assinaturas de 1/3 dos senadores, ou seja, 27 assinaturas.
A assinatura de Elmano Férrer vai de encontro ao posicionamento do partido, que fechou questão contra a reeleição, por entender que uma alteração na Constituição neste momento é casuística e atenta contra a alternância de poder.
Para que a PEC seja aprovada, são necessários os votos de 49 senadores e 308 deputados, em dois turnos de votação em cada Casa.