Jornalista da Record é condenado a pagar R$ 30 mil a diretor da Globo
O jornalista Luiz Carlos Azenha foi condenado a pagar R$ 30 mil por danos morais causados ao diretor-geral de jornalismo e esporte da Globo, Ali Kamel. A decisão foi dada pela juíza Juliana Benevides de Barros Araújo, da 43ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no último dia 19. A defesa de Azenha, que trabalha na Record, afirmou que irá recorrer. As informações foram publicadas no jornal Folha de S. Paulo.
O diretor da Globo entrou com ação alegando sofrer “perseguição pessoal” no blog de Azenha. De acordo com Kamel, o jornalista da Record escreveu 28 artigos com ofensas contra ele desde 2008. A juíza rejeitou a alegação de Azenha de que não quis prejudicar a imagem de Kamel. O advogado do jornalista da Record, Cesar Klouri, disse que “o direito de expressão é assegurado na Constituição”.
Em sua página em uma rede social, o próprio jornalista se manifestou, parecendo conformado com a decisão, que pode implicar no fim de sua página na internet, o site Viomundo:
“Caros amigos. Começo por aqui minha despedida. As discussões com a Conceição Lemes, que é co-editora do Viomundo, tem sido intensas. Ela tentando me convencer a manter o blog, em nome do idealismo. Eu, pensando na coisa concreta: Ali Kamel, que é apenas o nome que pisca REDE GLOBO, tentando sufocar e calar os críticos à atuação criminosa da emissora contra os governos trabalhistas, contando com advogados caríssimos fundos sem fim, além dos lobistas no Congresso, na Justiça e em todos os governos. Talvez por ser mulher, muito mais corajosa, Lemes acha que dá; eu estou no limite. Vamos refletir…”, escreveu o jornalista.