Leite de cabra é aposta da produção de cosméticos no Norte do Piauí
A descoberta das inúmeras funções do leite de cabra na fabricação de cosméticos fez com que muitos produtores investissem na criação de cabras para atender o mercado. Em Esperantina, cidade localizada na região Norte do Piauí, os criadores estão apostando nos caprinos fazendo o melhoramento da espécie para alcançar uma produção cada vez maior.
Rico em vitaminas A , B1, B12 e C, que ajudam a retardar o processo de envelhecimento da pele, o leite de cabra é o carro chefe da Cooperativa Cocais que tem hoje 14 itens entre eles, sabonete íntimo, xampu, hidratante corporal e esfoliante com essência de erva doce. A grande concentração de ácido lático ajuda na renovação das células e torna a pele mais sedosa.
Paulo Brasil, diretor da cooperativa disse que foram compradas duas cabras das raças sane e toggenburg e é a partir delas que o melhoramento é feito. A cooperativa também recebeu dois reprodutores que foram doados pela Universidade Federal do Piauí e a quantidade de matrizes de cabras tem aumentado e não tem sido feito mais compras.
“A produção de leite está aumentando e tem servido tanto para os alimentos como iogurtes e queijos, mas também de cosméticos”, disse.
A produção é diária, mas o leite não vai direto para o mercado. Os produtores preferem agregar valor ao produto para lançar no mercado. Em apenas três anos de existência a cooperativa só cresce, mas a estimativa é ampliar ainda mais os negócios.
“Queremos aumentar a escala de produção e melhorar o rótulo dos produtos colocando todas as especificações necessárias para a gente comercializar com mais segurança e ampliar o nosso mercado porque temos clientes em outras cidades e isso acaba animando e estimulando a melhorar para atender o Brasil todo e quem sabe o exterior”, disse Antonia Maria Cunha, produtora.
Fonte: G1/Piauí