Limite territorial de seis municípios do PI sofreram mudanças
O IBGE divulgou a atualização dos mapas de 663 municípios que tiveram mudanças de área e de limites entre maio de 2018 e abril de 2019. Seis deles estão no Piauí. Os dados têm como base as modificações realizadas pelos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa e Assembleias Legislativas. No Piauí, seis cidades sofreram alterações, entre elas estão: Barreiras do Piauí, Campinas do Piauí, Floresta do Piauí, Isaias Coelho, Santo Inácio do Piauí e Simplício Mendes.
No levantamento, o Estado com mais municípios atualizados foi o Ceará, com 180 alterações de limites. Sendo que o menor município do país é Santa Cruz de Minas (MG), com 3,565 km². Já o mais extenso é Altamira, no Pará, com dimensão territorial superior a vários estados brasileiros (159.533,328 km²). Em relação ao maior estado, o Amazonas continua na frente, com 1.559.146,889 km², superando a soma dos territórios das regiões Sul e Sudeste.
Ao todo, o Brasil possui 5.568 municípios, mais o distrito insular de Fernando de Noronha e o Distrito Federal. De acordo com o IBGE, por vezes, essas alterações impactam na quantidade de habitantes desses locais, pois fazem com que algumas regiões e seus moradores passem a integrar municípios vizinhos. As atualizações influenciam também em estudos e pesquisas demográficas, como as estimativas de população, calculadas todos os anos pelo IBGE.
Segundo o IBGE, a primeira estimativa oficial para a extensão superficial do território brasileiro foi de 8.337.218 km², obtida a partir de medições e cálculos efetuados sobre as folhas básicas da Carta do Império do Brasil, publicada em 1883. Somente, a partir do Censo de 1940, o IBGE passou a avaliar a área do país.