Luz para Todos é prorrogado até 2014. Cerca de 45 mil ligações faltam no Piauí

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União o decreto (Número 7.530) prorrogando o prazo para execução das obras do Programa Luiz para Todos. O prazo, que se encerraria no próximo ano, foi prorrogado até 2014, possibilitando que os Estados cumpram a meta estabelecida ainda em 2004. No Piauí, segundo o assessor especial da Presidência da Eletrobrás/Cepisa, Antônio Pereira, para atingir a meta, cerca de 45 mil ligações ainda devem ser executadas.

 

Desde que foi implantado, o Programa Luz para Todos realizou 105 mil ligações beneficiando 600 mil pessoas no Piauí. A presidente Dilma Rousseff (PT) determinou a prorrogação das obras tendo em vista que, apesar de a meta de 2 milhões de domicílios, prevista em 2004 para todo o Brasil, ter sido alcançada ainda em 2009, algumas regiões ainda sofrem dificuldades para universalizar o acesso à energia elétrica. Entre eles, o Piauí, que sofre com obstáculos de acesso a locais longínquos e também com a lentidão de obras de reforço energético.

 

Agora, com o decreto de continuidade do programa até 2014, as obras que estavam prorrogadas até dezembro de 2011, deverão prosseguir por mais três anos. A prioridade é também unificar as ações do Luz para Todos com o recém lançado Plano Brasil Sem Miséria, aposta da presidente Dilma para acabar com a miséria no país até 2014.

 

Segundo o representante da Eletrobrás/Piauí, Antônio Pereira, até dezembro deste ano, estão previsto para serem energizados mais 12.242 domicílios e outros 31.990 a partir 2012, alcançando a meta inicial de 149.600 famílias rurais. “Mas como tem o crescimento vegetativo, outras 15 mil ligações deverão ser incluídas na meta inicial”, comentou, acrescentando que as obras serão realizadas dentro da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com meta de ampliar para 169.600 o número total de famílias atendidas no estado.

 

Em relação à prorrogação do prazo para cumprimento de metas, Antônio Pereira elogia a iniciativa. Segundo ele, com a prorrogação as metas a serem cumpridas se tornam “factíveis de ser realizadas”. “Além disso, dá uma liberdade maior para se preocupar não só com a realização das ligações, mas também no reforço energético”, destacou.

 

O coordenador do Programa no Piauí, Vladimir de Abreu, comentou que a prorrogação do programa é de grande importância para o Piauí, já que, se não houvesse o aporte do governo federal nestes investimentos, a Eletrobras Distribuição Piauí teria que utilizar recursos próprios para fazer as ligações e também para a construção de outras obras como as linhas de distribuição, subestações e as redes de distribuição urbanas. Para possibilitar as ligações, a Eletrobrás está realizando algumas obras de reforço energético. Na última quinta-feira, por exemplo, inaugurou uma Subestação em Simões com investimentos de R$4,5 milhões na linha de transmissão de 60 Km que sai de Jaicós à Simões.

 

Com informações de Kleber Oliveira / RevistaAZ

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.