Manifestação CONTRA as vaquejadas é realizada em Teresina
Ativistas e entidades de defesa e proteção dos animais farão uma manifestação, nesta sexta-feira (04/11), a partir das 7h30, na Praça João Luís Ferreira, em Teresina, a favor da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que torna inconstitucional a lei que regulamenta a vaquejada.
Uma das organizadoras da manifestação, a presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Saneamento da Câmara de Teresina, vereadora Teresa Britto (PV), diz que a manifestação pacífica visa chamar a atenção da população e do Poder Público sobre os maus tratos que são praticados aos animais nas vaquejadas.
“Realizamos algumas vistorias em locais onde se fazem vaquejadas em Teresina, como no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, e constatamos animais com pernas quebradas, rabos arrancados e encontramos até cadáveres de animais que podem ter morrido devido ao esforço durante as vaquejadas. É um esporte violento e agora inconstitucional e vamos lutar para que decisão do STF seja mantida e estendida a todo o país”, comenta.
No último dia 6 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a Lei Estadual cearense nº 15.299/13, referente à regulamentação das vaquejadas como práticas esportivas. A decisão do STF é referente apenas à regulamentação da vaquejada no Ceará e o resultado será válido para eventos realizados no Estado. No entanto, ela pode abrir caminhos para permissões ou proibições de eventos em outros estados.
Com informações da assessoria