Marcílio Farias: Um apaixonado pela Terra da Boa Esperança
Marcílio Farias, 38 anos, é professor e engenheiro civil. Nasceu em Esperantina e é filho dos professores Anísio e Raimundinha. Ainda criança, pela coragem e esforço dos pais, segue para Teresina, em busca de oportunidades de estudo. Aos 17 anos, ingressa no Curso de Química (UESPI) e, já naquele período, preside o Centro Acadêmico dos Estudantes, dividindo-se entre os estudos e o movimento estudantil.
A sua missão de ser o “Professor Marcílio Farias” começa cedo, ainda na universidade, lecionando em escolas públicas e em projetos sociais para alunos carentes. Aos 21 Anos, forma-se em Química e começa a dar aulas em Projetos Especiais na UESPI e UFPI.
Mais tarde, em 2003, compõe a equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação e, como resultado de sua atuação em diversas diretorias na SEDUC, é convidado pelo governador a colaborar em projetos como: Escola Técnica do SUS, Universidade Aberta do Piauí, projetos com o Banco Mundial, Centro de Reabilitação Fazenda da Paz, Plano Estadual de Formação Técnica e Profissional, Desenvolvimento Territorial do Piauí, dentre outros.
Em 2008, seu trabalho é reconhecido e extrapola as fronteiras piauienses, ganha reconhecimento nacional e, neste ano, recebe o convite para ser Consultor Especial do Ministério da Educação, atuando nos estados do Acre, Amazonas, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e até em outros países como Itália e Portugal.
No Piauí, como consultor do MEC, foi responsável pelos projetos de reestruturação e implantação de 36 escolas técnicas, como o CEEP Leonardo das Dores, em sua cidade natal, Esperantina, um Centro de Educação Profissional que permite o direcionamento dos jovens ao primeiro emprego e ao mercado de trabalho.
Em 2010, assume o cargo de Diretor Administrativo da Secretaria Municipal de Habitação de Teresina. Três anos depois, chega à Presidência do Instituto Presente e, em 2015, à Chefia de Gabinete da Secretária de Estado de Desenvolvimento Rural.
Embora, na capital, Marcílio tenha encontrado o lugar ideal para construir a base de sua formação e experiência profissional, seja como professor ou gestor, sua principal motivação sempre foi regressar à sua terra. E o faz em 2015, quando retorna para Esperantina, estreitando suas relações familiares, sociais e políticas.
Com política na veia, candidata-se ao cargo de vereador e assume o mandato por 12 meses, como suplente. Nesse período, torna-se o parlamentar com o maior número de proposições e projetos aprovados na Câmara Municipal. Em 2018, assume o cargo de Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Esperantina.
O ano de 2018 também imprime uma importante página na vida profissional de Marcílio Farias. Ele conclui o tão sonhado Mestrado em Engenharia de Materiais pelo IFPI e, logo depois, o curso de Engenharia Civil pela UNIFSA.
Atualmente, Marcílio Farias é o Supervisor Municipal de Educação de Esperantina. Mesmo com tamanho desafio, ele continua em sala de aula como professor voluntário do Curso de Química Orgânica nas escolas da rede estadual (CEEP Leonardo das Dores, CETI José Nogueira de Aguiar, U.E Petrônio Portela).
Por tudo isso, busca retribuir à sua cidade natal, à Terra da Boa Esperança, todas as oportunidades que o estudo e o trabalho lhe permitiram e se coloca à disposição dos Esperantinenses como Pré-Candidato a Vereador pelo Republicanos e oferece seu perfil de técnico, de professor, de gestor, de engenheiro civil, de mestre, de político, mas, sobretudo, de cidadão e deseja não apenas o crescimento do município, mas o desenvolvimento da cidade e da sociedade esperantinense, para que a qualidade de vida na terra da Cachoeira do Urubu seja exemplo para todo o país, orgulhando os conterrâneos, enriquecendo os piauienses e edificando fortemente o Brasil.