MEC rejeita implantação de campus da UFPI em Esperantina
Em comunicado enviado recentemente ao governador Wilson Martins, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, rejeita a possibilidade de implantação de campi da Universidade Federal do Piauí (UFPI) nos municípios de Oeiras e de Esperantina, como vinha sendo planejado.
No comunicado, enviado ao governador em 18 de dezembro de 2013, o ministro destaca que Esperantina é atendida pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), possui um polo da Universidade Aberta do Brasil, que atua na modalidade de Educação à Distância da Universidade Federal do Piauí.
Mercadante explica que a prioridade do MEC é consolidar e fortalecer as universidades e campi implementados durante o primeiro ciclo de expansão para o interior e o do segundo ciclo, no âmbito de apoio do Programa de Apoio a planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI.
O ministro ressalta ainda que o Piauí é contemplado com campi da Universidade Federal em cinco cidades – Teresina, Parnaíba, Bom Jesus, Picos e Floriano, além de ser atendido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, em São Raimundo Nonato.
Acho que esse campus de Espertina deveria existir como um campus da Universidade Federal do Delta do Parnaiba.
A Universidade do Delta do Parnaiba trabalharia no norte do estado.