Médicos cubanos vão chegar sexta-feira (20) em Esperantina
Os médicos cubanos Pedro Luis Morales Gomes, Rafael de La Cruz Vazquez e Rafael Rizo Lozano chegam ao município de Esperantina nesta sexta-feira (20).
Os profissionais vão residir em Esperantina e vão trabalhar 40 horas semanais na Unidade Básica de Saúde da localidade Lagoa Seca, Sitio do Alegre e no Centro Municipal de Saúde.
A solenidade para recepcionar os médicos cubanos será realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação às 17:00hs. Na oportunidade, os médicos vão conceder uma entrevista para a imprensa esperantinense.
Os médicos estão em Teresina participando de atividades de acolhimento para conhecerem in loco o Sistema Único de Saúde e os estabelecimentos de referência.
A perspectiva é de que os profissionais intercambistas fiquem atuando no município por três anos. Após esse período o programa Mais Médico será reavaliado.
Um dos médicos que vai atuar em Esperantina, Pedro Luiz, disse que a maioria dos médicos brasileiros apoia a vinda deles.
“A maioria dos médicos brasileiros nos apoia porque vamos trabalhar com atenção básica de saúde em municípios e regiões onde a população precisa e onde os indicadores de saúde como redução da mortalidade infantil e materna”, falou o médico.
Ascom Saúde