Mídia e Média, por Zé da Cruz
Desde os primórdios que a mídia e a média caminham lado a lado. As duas só perdem para os grunhidos e para o “papo” pois, quando seu Guttemberg inventou a imprensa era imprensado para imprensar, e já colocava de “saia justa” os “bambambans” ditadores da época. Dependendo de quem escrevia e a conotação que se dava ao escrito poderia atrapalhar ou ajudar o mandatário.
Uma parte significativa da nossa mídia tem a responsabilidade de informar, educar, politizar o leitor, telespectador, o ouvinte de rádio e internauta. Pela ética e pela lógica é pra ser imparcial custe o que custar. Com esses avanços tecnológicos parece-me que muitas mídias têm se tornado médias, e aí é só para quem ipod e aipod, o resto que tome no Orkut.
Basta ver os programas televisivos dominicais mostrando aqueles nordestinos que foram pra São Paulo iludidos e estão lá arrependidos sem cano e sem feixe, pois o corte de cana terminou. Estão todos amargando a liseira e se apegando até com santo pirata. A única vantagem é que ganham pelo menos uma casa mobiliada e muitas vezes um emprego só não se sabe dali pra frente. A Xuxa às avessas pega os baixins e os expõe exaustivamente na telinha bolindo com sentimento dos Paraíbas, e para ganhar alguns ponto num tal de IBOPE.
Ploc…. mudo pra outro canal e está lá um pastor metido a John Wayne que pede mais que noiado nesses bares da vida… Tuc agora estou assistindo aqueles campeonatos europeus reprisados do tempo do bumba…Toc estou em pleno amazonas sendo conduzido por uma espécie de indiana Jones a la brasileira misturado com coringa de Gothon city que só serve para stressar os animais, eu tenho certeza que eles têm abuso daquele homem.
Ploc… agora estou com aquele gordo que quer ficar magro por fina força. Ele pergunta e ele mesmo responde ao entrevistado; e por último vejo um tal de “big bosta” em que a grande sacada na disputa por um prêmio é ser falso e dar rasteiras. Todo mundo perde toda vergonha tentando revelar seus momentos íntimos para Deus e o mundo, na esperança de ganhar alguns trocados. Quanta sem vergonhice Batmam!!!!!
Essa é a media. por isso, rezemos ao Senhor pela midia. Senhor, Escutai as nossas preces: que possa chegar o dia em que os barões da mídia possam se interessar mais pelo conteúdo do que pelo lucro. Que as rádios consideradas piratas passem a ser comunitárias e não somente mais um feudo para falar bem de determinado grupo político ou de um segmento empresarial.
Rezemos ao Senhor: Senhor, escutai a nossas preces, que não se permita nesse país, mesmo nas rádios mais chifrins, um sujeitim falar bem ou mal de acordo com o agrado e ser machista, sexista, racista e homofóbico; e ainda ser chamado de comunicador acabando com a manhã de qualquer um que tem o desprazer de ouvi-los.
Senhor, escutai as nossas preces que a próxima conferência de comunicação possa realmente de fato acontecer, e não ser esvaziada e olhada com desdém pela grande mídia. Que possamos ter televisões comunitárias nesse país e o povo possa fazer sua própria história e quem sabe com isso, alguns jornalistas possam sair do armário e fazer jornalismo pensando não só em garantir as três refeições diárias, mas aja com compromisso com a ética e a verdade, pois a sociedade merece respeito e tem o direito de saber a verdade, nada mais que a verdade.
Enquanto esse dia não chega, vou aceitar um tal de city ville que botaram no meu facebook, sem gmail, e quando tiver só mídia vou gritar: Yahooooooooooo!!!
Fonte: Zé da Cruz é poeta e liderança comunitária