Município do Piauí está entre os piores no ranking de qualidade de vida do Brasil
Levantamento da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) revelou um novo indicador de desigualdade no Brasil, o Índice Brasileiro de Privação (IBP).
O ranking mostra a qualidade de vida dos municípios brasileiros e nele aparece uma cidade do Piauí entre as piores do país. As informações são da Folha de São Paulo.
Nas dez piores colocações, estão cidades do Norte-Nordeste. No Piauí, a cidade que consta é Massapê do Piauí. Três cidades do Maranhão contam na lista: Belágua, Marajá do Sena e Fernando Falcão. Três do Amazonas: Ipixuna, Itamarati e Atalaia do Norte. Há também uma do Pará, Melgaço, uma da Bahia, Pedro Alexandre, e um de Alagoas, Traipu.
A Fiocruz agregou três áreas para a elaboração do ranking: educação, renda e condições de moradia da população, como saneamento. Entre as 1.000 melhores cidades brasileiras em IBP, apenas quatro são do Norte-Nordeste.
São Vendelino, no Rio Grande do Sul, é a primeira colocada no ranking de qualidade de vida, depois vem Westfália (RS), São Caetano do Sul (SP), Balneário Camboriú (SC), Águas de São Pedro (SP), Dois Irmãos (RS), Tupandi (RS), São José do Hortêncio (RS), Pomerode (SC) e Blumenau (SC).