O leite de cabra de Esperantina no centro das atenções
A Associação AOVICAPRE & Cooperativa COOCAIS acreditam estar colocando o leite de cabra do Piauí no centro das decisões da maior instituição de ensino e pesquisa do estado: “UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ”.
O que isto significa para a vida dos piauienses? Significa um futuro de oportunidades e conceito elevado no desempenho da atividade com caprinocultura leiteira.
O Piauí com um dos maiores rebanhos caprino da nação tem a oportunidade e o dever de colocar o leite de cabra nas vitrines, nos supermercados, nas lojas de embelezamento e também nas rotas internacionais.
Os três alicerces primordiais já estão sendo desenvolvidos:
1) Atuamos em parcerias. Fazemos parte de um time de competências envolvidos no projeto. Um time de parceiros institucionais. E almejamos compor uma equipe multidisciplinar;
2) Trabalho de longo prazo. O projeto não é uma ação sazonal. A AOVICAPRE, organização social dos criadores de cabra, surgiu em 2007, a COOCAIS, 2011 e, ao passar dos anos, atuam consolidando ações empreendedoras;
3) As ações locais seguem o modelo de desenvolvimento endógeno. Isto é, o processo ocorre com atos de empoderamento dos atores locais sobre a própria comunidade.
O professor Daniel e professora Elizabeth fizeram uma visita técnica no ultimo dia 07 de maio, representando o Centro de Ciências Agrárias. Foi ai que conheceram a atividade dos sócios com cabras leiteiras, produção de cosméticos e iogurte.