OAB faz ato contra PEC e alerta :'brasileiro vai morrer antes de se aposentar'
A Ordem dos Advogados do Brasil- seccional Piauí realiza, no próximo domingo (18), manifestação contra a Proposta de Emenda Constitucional 287, do Governo Federal, que altera regras previdenciárias. O presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PI, Chico Couto, em entrevista à TV Cidade Verde, nesta sexta-feira (16), criticou pontos da reforma da previdência e supôs que ‘o brasileiro vai morrer antes de se aposentar’.
Entre os pontos criticados pela OAB, Chico Couto destaca o fato da PEC aumentar a idade mínima de aposentadoria para 65 anos tanto para homens, como para mulheres. Para a OAB, esta alteração vai tirar dos brasileiros a possibilidade de aposentadoria.
“Em vários estados brasileiros a expectativa de vida é 65 anos. Com essa idade mínima de 65 anos, esse trabalhador não vai conseguir se aposentar. Ele vai morrer antes de se aposentar”, critica o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PI .
O ato da OAB-PI segue uma mobilização nacional iniciada pelo Conselho Federal da entidade. Em Teresina, a manifestação acontece às 15h, no estacionamento da Ponte Estaiada, na zona Leste.
PEC 287
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou ,na madrugada dessa quinta-feira (15), por 31 votos a favor e 20 contra, o parecer do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) pela constitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição.
Com a aprovação da admissibilidade da PEC, a próxima etapa será a criação de uma comissão especial para debater o mérito da proposta.