Presidente do TJ-PI autoriza ampliação do Fórum de Esperantina
A Unidade Judiciária será sediada em prédio cedido pela prefeitura com área de 1.968,76 m². A fachada de sua arquitetura será preservada, sendo feitas reformas na estrutura interna e adequações às exigências atuais.
Deverão ser construídos 02 (dois) blocos, sendo 01 (um) para o Tribunal do Júri com suas salas correlatas, e 01 (um) de pavimentos para funcionamento da Vara Única, composta de secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, sala para assessores e recepção.
A estrutura conta também com salas para OAB, Oficiais de Justiça, protocolo geral, recepção/espera, além de disponibilizar espaço para mais uma vara e 01 (um) JECC com a mesma composição de espaços acrescidos de salas para juiz leigo e conciliador.
No projeto estão incluídos banheiros acessíveis para público/servidor, salas para Ministério Público e Defensoria Pública, além de elevador no bloco com capacidade para até 09 pessoas.
Tudo teve início através de reclamações e pedido de vistoria feita pelo o advogado Dr. Zé Angelo uma pessoa que sempre na busca da melhoria de funcionamento do judiciário local e que inclusive fez a defesa do projeto de construção do novo fórum na Câmara Municipal em defesa da preservação da parte arquitetônica da escola!