Sucessão municipal em Esperantina para 2020 já tem vários nomes
Passada as eleições 2018, que elegeu o novo presidente, governadores, senadores e deputados, as atenções se viram para a sucessão municipal que acontece em 2020 e o que mais de normal já acontece, os comentários quem é quem nesta disputa, principalmente em cidades pequenas como é o caso de Esperantina.
Nas rodas de conversas, fofocas e reuniões em vários pontos do Cidade já não se fala em outra coisa. Para a sucessão municipal em Esperantina começou a articulação.
A atual prefeita Vilma Amorim (PT) já está no seu segundo mandato consecutivo, ou seja, não poderá mais concorrer à reeleição, o que abre o leque de opções tanto na situação como na oposição.
Situação
A prefeita Vilma Amorim no seu segundo mandato não definiu, até o momento quem será o candidato da situação. Internamente é consenso e o PT defende que naturalmente tem o direito legitimo de ter candidato. Os nomes apontados do PT são: Manoel Filho, atual presidente da Câmara de Vereadores e Zé Germano, atual secretário de infraestrutura do município, os suplentes de vereadores: Inês Monção (que está na Câmara no lugar do Zé Germano) e o secretário de meio ambiente Marcílio Farias. Também é lembrada os nomes das secretárias Regina Silva (Assistência Social) e Bete Aguiar (Educação).
Vilma Amorim considera prematuro falar em processo sucessório e segue firme na conclusão de projetos importantes para Esperantina as áreas da administração.
Outro partido que faz parte da base da Prefeita Vilma é o PTB que tem a frente o presidente Tiago Henrique e o médico Dr. Sampaio e os vereadores Denisvaldo e Alcione, o partido tem um grupo grande e unido, o partido já declarou que tem pretensões sim de disputar o executivo e as conversas já estão bastantes adiantadas neste sentido.
Quem também está na base é o PSDC, que tem o vereador Leônidas Quaresma como seu representante. Leônidas Quaresma já foi candidato a prefeito em outras eleições, mas não se sabe se o mesmo tem pretensões de concorrer em 2020 a cadeira do executivo.
Vereador Domingos Luís é o nome do PRB na base, o mesmo é um ativista social e está no seu segundo mandato.
Oposição
Atualmente MDB é o principal partido de oposição em Esperantina, que tem o Deputado Estadual Themístocles Filho como líder. Na última eleição o candidato Marllos Sampaio perdeu pra Vilma com uma diferença de pouco mais de 1.000 votos.
Para a eleição de 2020, Marllos Sampaio já se manifestou que tem interesse em concorrer novamente por Esperantina, mas existe a possibilidade de o mesmo concorrer pela cidade de Valência, o que abriria vaga para outros nomes do partido, a exemplo dos vereadores do partido Alfredo de Castro, Luiz Dionísio, Bebé Vitória e Tote Filho, mais ainda tem os vereadores: Junior Rodrigues (PTC), Delegado Mauro (PRTB) que são aliados do MDB no munícipio.
Outro nome forte que já está bem comentado é de Ivanaria Sampaio, esposa do Deputado Themistocles.
O PSB que atualmente está na oposição do vice-prefeito Jânio Filho, tem o vereador Zé Claudio, nome forte na sigla e ainda conta com o ex-vereador Jânio Aguiar, que já foi prefeito por mais de 02 meses quando o mesmo era presidente da câmara e o então prefeito Chico Antônio e a vice Soraya Medeiros foi afastado pela justiça.
O ex-prefeito Zé Ivaldo também já manifestou interesse em disputar a prefeitura novamente. Atualmente Zé Ivaldo é filiado ao PROS.
Pelo o PCdoB, o ex-prefeito Chico Antônio também é lembrado para a disputa, como também o Professor Edmilson Silva de Araújo, atual supervisor de ensino da rede estadual em Esperantina.
Emergentes
Dois empresários estão em constante evidência e já despontam como prováveis candidatos, são eles: Erasmo Silva e Maurício Feijão, os dois foram responsáveis por uma expressiva votação para as deputadas Margarete Coelho (deputada federal) e Lucy (deputada estadual) ambas do PP na última eleição em Esperantina.
Outro nome que vem sendo lembrado é o do radialista Paulo Melo, atualmente Paulo trabalha na rádio Super Vale do ex-deputado Ismar Marques e é um promoter de eventos. O mesmo já confessou que essa é uma empreitada que ele não teria coragem de enfrentar.
Izac Lustosa tem sido citado também, mas o mesmo já confessou que ainda não é o momento dele.
Zezinho do Sorvete mais uma vez é lembrado por alguns, mas não se sabe oficialmente se tem interesse em ingressar na política.
Conclusão
Não é a intenção do OOLHAR lançar a candidatura de ninguém, é apenas uma reflexão sobre os nomes de prováveis candidatos ao executivo de Esperantina, que já começa a circular na boca do povo.