Padre Ladislau "O construtor de Pontes"
É notável os projetos que fortaleceu a força Política social e Cultural de Esperantina. Analisando todos os Projetos, desta fantástica contribuição histórica, foi que um grupo de pessoas, mas precisamente Chico Museu e Dona Mocinha resolveram resgatar toda a História Política, religiosa e Cultural do Padre Ladislau.
O levantamento tem o objetivo de prestar homenagem permanentemente através de um espaço voltado para a exposição da vida de Ladislau João da Silva. Um cidadão que em nome de seu oficio ajudou a construir a história de Esperantina. Reconhecer e lembrar um dos homens que foi um dos grandes Construtor da história de Esperantina.
Biografia
Filhos de lavradores, da comunidade Sossego, município de Lagoa de São Francisco-PI, nasceu no dia 27 de junho de 1948. É formado em Teologia e Filosofia. Filho de Maria da Silva Barros. (Em memória)
No ano de 1978 chegava em Esperantina o jovem que se chamava de Ladislau João da Silva, ou exatamente Padre Ladislau. Homem simples, mas de muita coragem, arriscou a própria vida em nome dos mais humildes, pregava a teologia da libertação. Abriu as portas da igreja e deu oportunidades para dezenas de jovens, que hoje são adultos bem sucedidos.
Ajudou a implantar dezenas de comunidades, onde muitas das capelas feitas de palhas foram queimadas pelos os opositores da teologia da libertação.
Enquanto isso nascia outras entidades, entre elas; Programa de Infanto Juvenil (PIJU), Centro de Educação Popular Esperantinense (CEPES), Arraial do Povo, Casa São Vicente, ajudou a fundar a Associação das Mulheres Artesã de Esperantina (AMAE), também ajudou a fortalecer o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Esperantina (STTR) ajudou a implantar dezenas de comunidade, uma delas é a São Tarcisio, que também tem parcerias com entidades da Alemanha. Nesta mesma comunidade tem o ESPAÇO CULTURAL PADRE LADISLAU, onde se realiza eventos culturais através da Capela de São Tarcisio.
Em 2002 foi candidato a deputado estadual, obtendo 12 mil votos, conquistou a 3ª suplência.
No ano de 2010 foi candidato a deputado estadual, obteve muitos votos, mas não foi eleito.
Em março de 2003 assumiu a Superintendência Regional do INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agrária).
Na sua gestão no INCRA, em 2005, o Piauí se destacou em 1º lugar no Brasil no avanço de reforma agrária. Foram resolvidos os conflitos agrários históricos do Piauí.
Estimulou e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores em Esperantina, tornando-se assim, o berço do PT no Piauí. Padre Ladislau foi para a cidade de Esperantina, um grande construtor da história política e cultural.