Parcerias são importantes para a geração de trabalho e renda

No último final de semana, em sua sede em Teresina, a ONG Obra Kolping do Piauí reuniu suas comunidades para prestar contas das atividades sociais e financeiras, além de avaliar e planejar as novas ações para 2012.

 

Segundo o Coordenador Estadual, a prestação de contas é o exercício prático da transparência que por conseqüência transmite confiabilidade à população e aos parceiros de projetos da instituição. “Nossas receitas e despesas são equilibradas”, afirma Raimundo João.

 

O evento serviu, também, para fazer alterações estatutárias. “A modificação deixará a entidade mais dinâmica e mais transparente, mas, sobretudo, se adequando às novas exigências do Código Civil Brasileiro”, disse o presidente Francisco Santana.

 

Francisco Santana disse que cada comunidade Kolping do Piauí terá um diretor delegado dentro da direção estadual. “Antes tínhamos uma direção geral, com as modificações teremos uma diretoria estadual plena com uma respectiva direção executiva”, comentou o presidente.

 

Depois de discutida e aprovada, as contas, a ONG definiu em plenário sobre os novos desafios propostos para 2012 como criar, através dos computadores de seus telecentros um sistema em rede capaz de integrar todas as comunidades Kolping do Piauí e assim possibilitar um contato mais freqüente onde se possa orientar informar e tirar dúvidas sobre nossas ações. Disse o Presidente.

 

Avaliação do encontro

Para o presidente, o encontro foi muito bom, mas “um dos melhores momentos foi quando agente possibilitou o contato dos sócios com os parceiros de nossa instituição, sobretudo, com as autoridades públicas no momento em que tivemos a oportunidade de demonstrarmos para eles a importância e o reconhecimento da parceria”, afirma Santana.

 

“O contato com as autoridades nos permite abrir canais rumo ao desenvolvimento social, político e cultural, criando as devidas condições para que se possa gerar trabalho e renda para as famílias mais pobres do nosso estado”, conclui o presidente.

 

Raimundo João, coordenador estadual, classifica o evento como positivo, e que o mesmo superou suas expectativas. “O encontro nos ajudou a identificar e discutir sobre as dificuldades e de forma coletiva, apontar soluções para que nossos programas e projetos obtenham resultados exitosos”, avalia.

 

Novidades

Em ano eleitoral (2012) a Obra Kolping do Piauí desenvolverá em suas comunidades, cursos de formação política. “A idéia é prepararmos a população para intervir melhor nas eleições municipais”. Diz Raimundo João.

 

Para esse ano a Kolping prevê novas parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com o programa Brasil Sem Miséria, com o Ministério da Pesca ela pretende possibilitar estender o projeto de piscicultura para outros municípios. Com a Caixa Econômica Federal há a pretensão de construir unidades habitacionais de baixo custo, além de estar pleiteando junto ao Ministério das Comunicações a liberação de duas rádios convencionais para os municípios de Esperantina e Pedro II.

Títulos honoríficos

Em momento festivo durante encontro a Obra Kolping homenageou emitindo título de Sócio honorário a algumas autoridades como o Senador Wellington Dias, Deputado Federal, Jesus Rodrigues, Superintendente do Incra, Francisco Lima, prefeito de Pedro II, Avilmar Martins, prefeito de Esperantina, Francisco Antonio, Superintendente do Ministério da Pesca no Piauí, Vicente Sobrinho, professor Puscas da Universidade Federal do Piauí, professor Marcelino do Colégio Isa, Delegada Regional do Trabalho Dra. Paula Mazulo.

 

Blog do Ará

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.