Parque ecológico está abandonado no município de Barras
Criado em 1º de dezembro de 2001, administração do então prefeito Joaquim Lucas Furtado, o Parque Ecológico Municipal Cachoeira da Lapa, situado na margem esquerda do rio Longá, a 16 quilômetros do centro de Barras, ainda espera pela sua estrutura, passarela, mirante, trilhas, curso para guias turísticos, dentre outras coisas.
O citado parque receberia logo após a sua criação todo apoio da prefeitura na mencionada administração, condição imposta pelo barrense Manoel Borges (foto abaixo), que doou a terra, cinquenta e três hectares.
xistem cinco cachoeiras no parque, mas a mais frequentada por pescadores, banhistas, turistas, pertence ao município de Batalha, fica na margem direita do referido rio. Essa cachoeira mede seis metros de altura por dez de profundidade. É também a que requer maior cuidado, pois algumas pessoas já morreram nela.
Origem do nome Cachoeira da Lapa: segundo Manoel Borges, antigamente existia uma enorme pedra que os pescadores a chamavam de lapa. Vamos assar peixes, passar o restante da noite na lapa de pedra, diziam eles. Acredita-se que era uma espécie de caverna.
Segundo Manoel Borges, hoje, dez mil reais darão para construir a passarela sobre o Riacho Fernandes, que dá acesso ao rio, bem como o mirante, que dará uma visão privilegiada do rio, das cachoeiras.
Manoel Borges afirma que tem investido do próprio bolso na tentativa de concretizar essas duas obras, inclusive conseguiu com o Ibama uma doação de madeira para a passarela, mas faltam a mão de obra e o restante do material de construção.
O ex-prefeito Francisco Marques contribuiu com alguns quilômetros de estrada em parceria com Manoel Borges.
Como chegar ao Parque Ecológico Municipal Cachoeira da Lapa?
PI-212, que liga Barras a cidade de Nossa Senhora dos Remédios. Indo pela PI-212, no Km 8, entra-se numa estada vicinal que destina-se ao Povoado Alegre e ao Assentamento Lagoa Preta.
Opção: Bar da Senhora Milagre. Bebidas quentes e frias. Galinha Caipira, Capote e Peixe de Criatório.
Comentários estão fechados.