Partidos já podem realizar convenções, mas marcam decisões para prazo final
Está dada a largada para o lançamento oficial de candidaturas para as eleições gerais deste ano. Pelo calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as convenções partidárias para homologações de pré-candidaturas podem ser realizadas a partir de hoje, 10. O prazo segue até 30 de junho.
Apesar de já estarem liberadas, muitos partidos estão optando por realizar suas convenções apenas na reta final. Isso porque eles terão até o dia 30 de junho para definir candidaturas, conquistar aliados e formalizar as coligações. Muitas chapas ainda estão indefinidas quantos às candidaturas e ainda aguardam novos aliados.
O PSOL deverá ser o primeiro partido a realizar a convenção, que acontecerá dia 14 de junho no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi). Três nomes estão na disputa para encabeçar a chapa: Maklandel Aquino, presidente do partido, a servidora judiciária Madalena Nunes e Chiquinho do PSOL. Até lá, o partido ainda mantém diálogos com o PCO com vistas a uma coligação.
Já o PSTU já está com a chapa formada e a convenção agendada para o dia 23 de junho, no auditório do Instituto Federal do Piauí (Ifpi). O professor Daniel Solon e a bancária Solimar Silva como pré-candidatos, respectivamente, a governador e a vice-governadora do Estado. Para senador, o pré-candidato é o professor Geraldo Carvalho.
PP, PT e PTB já anunciaram convenção conjunta para homologação das candidaturas. Será no dia 27 de junho, no Atlantic City. Na oportunidade, o nome do senador Wellington Dias (PT) deverá ser homologado como candidato ao governo, tendo como vice a deputada estadual Margarete Coelho (PP) e a o senador João Vicente Claudino (PTB) como candidato ao Senado. Em encontro realizado ontem, o PR definiu que sua convenção acontecerá também no dia 27 de junho, já que o partido deverá apoiar a candidatura de Wellington Dias.
O PMDB definiu a data de convenção para o dia 29 de junho. Na reta final, o partido ainda segue indefinido com o nome que comporá, junto com o governador Zé Filho (PMDB). O ex-governador Wilson Martins (PSB) deverá ser homologado como candidato ao Senado. O partido também agendou para dia 29 a data das convenções.
Já o PSDB ainda segue sem data de convenção marcada. O partido deverá usar todo o prazo em busca de uma definição, pois os tucanos ainda aguardam apoios capazes de viabilizar a pré-candidatura do ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB). O PSC e os partidos integrantes do G12 ainda não anunciaram as datas das convenções. Após a homologação dos nomes nas convenções, os candidatos, partidos políticos e coligações, têm até 5 de julho para registrar, perante a Justiça Eleitoral, as suas candidaturas. Caso contrário, estarão impedidos de disputar as eleições.