Piauí deixa de aproveitar R$ 18 milhões na agricultura familiar

O Piauí tem R$ 18 milhõesano para compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Apenas 10% está sendo utilizado, afirmou o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Inácio Watanabe, em audiência pública realizada na manhã de hoje (2) na Câmara Municipal de Esperantina. O deputado João de Deus (PT), autor da proposta, alertou que em 2012 prefeitos são obrigados a comprar no mínimo 30%, podendo ser penalizados caso não comprovem junto ao Tribunal de Costas do Estado.

 

Secretários municipais, diretores de escola, vereadores e sindicalistas participaram da audiência. O relato das dificuldades, entre elas o pagamento de notas fiscais avulsas, falta de acompanhamento técnico e certificados para animais de pequeno porte e cereais. João de Deus afirmou que o material colhido nas audiências públicas será documentado e relatado para os diversos órgãos com sugestões para sanar os problemas encontrados.

 

A vice-prefeita de Esperantina, Soraia Medeiros, representou o prefeito Chico Antônio. Também participaram da audiência a representante da Vigilância Sanitária, Vânia Correia, secretário municipal de Educação, João Batista, vereador Paulo Brasil e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Também esteve presente a secretária de Educação de São João do Arraial, Maria Barros, que apresentou a experiência bem sucedida em sua cidade, onde é comercializado acima do prevê a Lei.

 

Sem comentários
  1. Anônimo diz

    30% e o restante vai pro bolso de quem? isso tudo me envergonha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.