Piauí é o 3° do Nordeste no consumo de bebida alcoólica entre os jovens
Os jovens do Piauí estão bebendo mais. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), o estado fica em terceiro lugar da região Nordeste com maior consumo de bebida alcoólica nessa faixa etária. O levantamento realizado em 2013, foi divulgado nessa quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontou que 22,8% dos jovens piauienses com idade acima de 18 anos consomem bebida uma vez ou mais por semana.
No Nordeste, o Piauí fica atrás apenas dos estados de Sergipe e Bahia, respectivamente. O IBGE entrevistou mais de 80 mil domicílios em 1.600 municípios do país. A pesquisa constatou ainda que a idade média que os piauienses começam a beber é 18 anos, o que preocupa os especialistas.
Para psicóloga Ana Cristina Loma, o dado mostra que o alcoolismo é uma questão de saúde cada vez mais grave nas famílias do país. “Precisa-se tomar muito cuidado porque é um problema crescente, especialmente na nossa sociedade piauiense. Nós temos percebido esse crescimento até com o número de mulheres participando ativamente e muitos adolescentes acabam ingressando nessa via também pelo exemplo dos pais”, afirmou.
Ela destaca que além da questão familiar, o mais grave é a questão social que envolve o problema do consumo de álcool. “Se fomos contar dessa questão social o número vai crescer cada vez mais e o nosso índice vai ser sempre mais alarmante”, alertou a psicóloga.