Piauí ocupa 6º lugar em ranking de crimes homofóbicos no Nordeste
Por Izabella Pimentel /Portal ODIA
O Grupo Gay da Bahia divulgou hoje (14) o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais no Brasil (LGBT) referente ao ano de 2013. O balanço apontou que o Nordeste continua sendo a região onde há maior concentração de crimes motivados por homofobia.
De acordo com o levantamento, Pernambuco foi o Estado brasileiro onde mais LGBT’S foram assassinados. Os Estados menos violentos foram o Acre, sem notificação de mortes de homossexuais nos últimos três anos, seguido do Amapá e do Espirito Santo, respectivamente com uma e duas ocorrências.
Dentre os noves Estados que compõem o Nordeste, o Piauí ocupa o 6º lugar no ranking com menor índice de crimes contra gays. Os dados apontam que em 2013, 11 homoafetivos foram assassinados em todo o Estado. Em Teresina, 5 pessoas morreram vítimas da homofobia.
O antropólogo Luiz Mott acredita que esses números podem não condizer com a realidade. “Essa índices devem certamente ultrapassar em muito tais estimativas, sobretudo nos últimos anos, quando policiais e delegados cada vez mais sempre provas, descartam a presença de homofobia em muito desses ‘homocídios’”, afirma.
O relatório confirma ainda o Brasil na primeira posição mundial de assassinatos que tenham como motivação a intolerância homofóbica. No balanço foram documentados 312 assassinatos de gays, travestis e lésbicas no País.