Piauí perdeu mais de 190 mil habitantes em 25 anos

Dados divulgados recentemente em pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo de 2010, mostram que o estado do Piauí perdeu cerca de 193.195 habitantes em um período de 25 anos. Os dados sobre a imigração no estado apresentam números negativos desde a década de 80.

A primeira pesquisa data entre os anos de 1986 e 1991, onde o déficit populacional do estado caiu 64.498 pessoas. Entre os anos de 1995 e 2000 a queda foi menor, porém bem expressiva, com a saída de 52.075 habitantes que saíram do estado. Entre os anos de 2005 a 2010 o número voltou a subir, e chegou à casa de 74.622 pessoas que deixaram o estado.

“Este número é quase a população de Parnaíba e Campo Maior juntas”, diz Pedro Soares, Supervisor de Informações do IBGE Piauí.

Dentre as causas para o processo migratório ser tão intenso no estado estão a busca por melhores empregos no eixo sul-sudeste do país. O fato foi acentuado sobretudo nas décadas de 80 e 90, onde o Piauí perdia parte de seus habitantes para o trabalho em grandes cidades. A fala de grandes investimentos e serviços levaram muitos trabalhadores para outros estados.

 

Informações AcessePiauí.

Sem comentários
  1. Joao Marques Neto diz

    Se os governantes investissem mais em educação,saúde e empregos nos interiores do Estado do Piauí,não existiria essa defazagem de habitantes;se existisse um incentivo fiscal por parte do Estado e por conseguinte dos municípios,tudo seria diferente e melhor.Aqui no Pará existe isso:prof.:universitário,médico e outros profissionais q vão para o interior ganham mais e industrias q se instalam nos interiores são isentos de tributos fiscais pois em troca dão empregos aos habitantes daquele determinado lugar em q se instalam.Muitos q moravam em Belém já estão de volta em seus municípios,trabalhando e gerando mais progresso para todos.Tudo só depende do governantes.Aqui pertinho da minha casa existia a casa do governador(um sitio para o governador e sua familia passarem o final de semana),o prefeito de Ananindeua entrou na justiça e desapropriou o lugar dando vaga para um pólo universitário gerando mais empregos aqui no municipio e valorizando ainda mais nossa área habitacional.Pergunta se alguém quer ir embora daqui!?Jamais!Moro aqui a 20 anos,a poucos me acostumei por saudades de Esperantina, mas o progresso sempre existiu por meio de incentivos fiscais.Valeu!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.