Piauí terá a 1ª Paraolimpíada e quer reunir mais de duas mil para-atletas

A 1ª Para-olimpíada do Piauí foi lançada nesta terça-feira (29) e pretende reunir mais de 2 mil para-atletas no Estado. Os jogos irão acontecer de 31 de maio a 8 de junho em Teresina.

O secretário Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Helder Jacobina, informou que o evento terá apoio da Vale do Rio Doce que captou mais de R$ 190 mil com contra partida do governo.

“A expectativa é reunir para atletas da grande Teresina que reúne 20 municípios”, afirmou Helder Jacobina.

O governador Wilson Martins e o presidente da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), José Gomes, o presidente do Conselho Fiscal do Comitê Paraolímpico Brasileiro, José Afonso da Costa, participaram do lançamento.

A iniciativa da paraolimpíada é da Seid. Segundo Helder Jacobina esta foi mais uma forma de trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência no Piauí. “O evento irá demonstrar potencial que cada pessoa com deficiência pode alcançar, na superação de seus limites”.

Serão onze modalidades esportivas: Futsal, Futebol (Futebol de Sino), Natação, Atletismo, Badminton, Basquete (Basquete em Cadeira de Roda), Vôlei de Quadra, Vôlei de Areia, Handball, Tênis de Mesa e Tiro Esportivo. Na programação da 1ª Paraolimpíada também vão acontecer competições com modalidades de exibição, como: Capoeira, Judô, Ciclismo, Rapel, Canoagem e Esgrima.

O objetivo da Seid é tornar a Paraolimpíada um evento esportivo permanente. Para isso a deputada estadual Rejane Dias apresentou um projeto de lei, na Assembléia Legislativa, que coloca os Jogos Paraolímpicos do Piauí no calendário anual de eventos do Estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.