Piauiense de 22 anos é a pessoa mais nova no Brasil a se tornar diplomata
O estudante Luis Marcelo Gomes Mendes Leite, de 22 anos, é o mais novo piauiense a entrar no serviço diplomático brasileiro.
O jovem foi aprovado na terceira e última fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), processo seletivo para ingresso na carreira de diplomata.
Luis Marcelo é natural de Teresina. Ele realizou o teste da primeira fase em 7 de agosto e a segunda fase no dia 27 de outubro. A partir de agora, ele está habilitado a tomar posse como terceiro secretário, primeiro degrau na carreira diplomática, e ingressar no curso de formação do Instituto Rio Branco, unidade do Ministério das Relações Exteriores que oferece programas de diplomacia, cooperação internacional e ação afirmativa.
Durante o curso, os alunos passam por treinamento contínuo para serem capazes de representar o Brasil na comunidade de nações.
O CACD é realizado desde 1996, como processo seletivo para ingresso na carreira de diplomata, bem como tem regularidade de realização pelo menos uma vez por ano.