Poder e brilho do vulcão Daniela
Por Paulo Machado / [email protected]
SÃO PAULO – Ela pode ser comparada a um vulcão, que ao despertar mobiliza todas as atenções. Assim é Daniela Mercury. E o Brasil está vendo a sua segunda erupção. Nos anos 90 ela surgiu como a maior atração da indústria fonográfica brasileira, agora ela desperta novamente ao assumir seu relacionamento com a jornalista Malu Verçosa.
Daniela Mercury participou da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Teresina e Salvador. Com suas opiniões firmes sobre politica e religião, ela faz seus discursos a favor do fim da discriminação dos homossexuais, bem como ao reconhecimento dos seus direitos civis. Por essa luta, Daniela Mercury tem tido muito destaque na imprensa: foi capa da revista Veja, além de participar dos maiores programas de televisão.
Daniela Mercuri de Almeida nasceu em Salvador no dia 28 de julho de 1965, com Sol, Lua e Mercúrio em Leão. Ela é ação e poder. Considerada a cantora brasileira de maior aceitação internacional, Daniela Mercury quebra regras depois de dois casamentos heteros, dos quais teve dois filhos. Agora Daniela apresenta ao mundo Malu como a sua esposa, a sua mulher.
ALMA DA ARTISTA
Dizem que a arte é alma do artista. Daniela Mercury é cantora, dançarina e compositora. Em Vulcão da Liberdade, de autoria e interpretação dela mesma, a letra condiz perfeitamente com a sua personalidade e forma de viver. Veja:
“O brilho despertou/ A terra se abriu no turbilhão do povo/ Saia debaixo meu bem, lá vem o vulcão da liberdade/ Com as suas labaredas, vem tremendo a cidade/ Prá mostrar que já estamos na era de lutar pela nossa razão/ Combater a pobreza, a miséria do mundo vermelho tição/ O vulcão que é filho da terra, e a terra tem seu valor/ Quando a tristeza te afaga derramas lavas de amor/ Encontrar os limites na busca cara a cara e também olho a olho/ Impondo a bandeira do sim, tendo a certeza e a coragem de um povo.”
Vulcão da Liberdade
Letra: Daniela Mercury
Album Musica de Rua
Sony Music, 1994.
Fizemos a cobertura da participação de Daniela Mercury em São Paulo, durante a 17 Parada do Orgulho LGBT, no dia 2 de junho. No evento Daniela apresentou Malu ao público e à imprensa. As duas se abraçaram. Fazer a cobertura de eventos desse porte me faz sentir o peso da responsabilidade, por está contribuindo para a quebra de preconceitos e a construção de um mundo mais justo e com mais igualdade para todos.
Péssima cantora. A opção sexual da pessoa não a faz uma boa cantora ou profissional de qualquer área. isso não é lembrado em reportagens desse tipo, em que a exaltação da pessoa se faz apenas com base na opção sexual. Duas áreas totalmente distintas. Tanto isso é verdade que antes dessa exibição pública de sua opção sexual estava no ostracismo. Se a mesma tiver apenas uma música que seja aproveitável tem muita. Não tenho e nem nunca tive qualquer anseio sexual com a mesma. Portanto, musicalmente nula, não me interessa o seu comportamento em qualquer seara.
Wener,
A Daniela Mercury já era considerada uma artista de renome antes dela assumir o relacionamento com a Malu, isso está claro na matéria. Talvez o fato dela ter ganhado todas as atenções da imprensa nacional ultimamente tenha sido por causa das polêmicas vindas do fanatismo religioso. Compreendo que não goste dela, mas temos que admitir que Daniela Mercury é um grande talento, aplaudido e premiado no Brasil, Argentina, Portugal, Itália, Chile, Suíça, França, etc. Todos os artistas estão sujeitos ao ostracismo depois do grande auge que alcançam na carreira, e às vezes voltam à grande mídia de forma inusitada, como é o caso da Daniela Mercury. Eu gosto de enaltecer o talento das pessoas, mostrar ao público o que elas tem de bom. Mas há muitos profissionais maldosos na imprensa que falam mal dessa cantora e às vezes até esquecem que ela também é um ser humano. Obrigado.