Político piauiense aparece em lista da Odebrecht na Lava Jato

O nome do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) aparece em uma das planilhas de pagamentos encontradas pela Polícia Federal durante buscas na residência de Benedicto Barbosa Silva Junior, presidente da Odebrecht Infraestrutura. A ação é parte da 23ª fase da Operação Lava-jato, deflagrada, na manhã de terça-feira (22). Os documentos foram publicados pelo repórter Fausto Macedo, do Estadão.

As investigações apontam que era na Odebrechet Infraestrutura que funcionava o setor de propinas da empresa, chamado setor de “Operações Estrutadas”, onde um moderno software de gerenciamento de contratos e pagamentos era usado para fazer a contabilidade paralela da empresa. Benedicto é apontado como um dos executivos-chave do esquema de propinas da empreiteira.
As planilhas encontradas na residência estão organizadas com nomes de políticos e partidos divididos por siglas ou local, com anotações manuscritas fazendo referência a pagamentos. Aparecem nomes de mais de 200 políticos de todo país da base aliada ao governo e da oposição, como José Serra, Rodrigo Maia e o prefeito Firmino Filho.

Planilha encontrada pela Polícia Federal (Imagem:Divulgação)

Nos documentos, contudo, não há nenhum indicativos que os pagamentos sejam irregulares ou fruto de caixa 2. A documentação vai ser analisada pela Polícia Federal.

Imagem: DivulgaçãoPlanilha apreendida na casa de Benedicto Barbosa Silva Junior(Imagem:Divulgação)Planilha apreendida na casa de Benedicto Barbosa Silva Junior

Confira a íntegra das buscas na residência de Benedicto Barbosa Silva Júnior em que apareceram as listas de políticos

Documento 1

Documento 2

Documento 3

Documento 4

Documento 5

Documento 6

Documento 7

Outro lado 

 Em entrevista, o secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina, Fernando Said, negou que Firmino tenha recebido doações de construtoras na campanha de 2012.
“O que tem de informação oficial nossa é que os recursos que foram recebidos pelo prefeito de fora foram originários do PSDB nacional. Diretamente de qualquer uma dessas construtoras, nenhum recurso foi colocado na campanha”, explicou.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.