Desidratação e consumo de álcool: como cuidar da saúde e aproveitar o Carnaval?

Com a chegada do Carnaval, muitas pessoas já começam a ficar ansiosas para cair na folia e aproveitar os blocos e festas pelo país. O grande problema acontece quando o folião se empolga demais e deixa de tomar cuidado com a própria saúde, seja exagerando no consumo de álcool ou descuidando na alimentação e no consumo de água.
Quem explica isso é o nutricionista, Dr. João Pedro Paz, que aponta como o excesso de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial para quem quer aproveitar ao máximo todos os dias do Carnaval, levando a sintomas que podem se refletir em uma indesejada ressaca.
“No nosso corpo, o álcool se transforma em formaldeído, uma substância que vai gerar inflamação sistêmica no nosso organismo. Qualquer dose mínima de álcool já é algo que vai ser tóxico para o nosso organismo, então o que sempre é sugerido é o consumo moderado, para evitar sintomas como desidratação, tonturas e vertigens”, apontou.
Outro ponto de atenção durante as festas de rua é quanto ao cuidado com a alimentação. São frequentes os casos em que pessoas desenvolvem intoxicação alimentar ao consumir algum produto que não tenha o preparo correto, respeitando normas de higiene.
“Quem vai sair na festa precisa evitar essas comidas de rua. Você vê ali, consegue ter noção de que não tem higiene adequada, nem estrutura para estar ali fazendo uma refeição saudável. O ideal é se programar, levar alguma barrinha ou fruta para consumir no momento mais indicado, para evitar problemas maiores quando se trata de trato gastrointestinal”, destacou.
Recomendações para a folia
Para quem ainda quer chegar no carnaval com disposição para aproveitar todos os dias da folia de momo, o nutricionista João Pedro Paz dá algumas recomendações que podem ajudar nessa missão.
“O melhor caminho sempre será a busca por equilíbrio. Ao consumir álcool, por exemplo, o ideal é que a gente esteja bem alimentado, visto que ele também desidrata e diminui a absorção de proteínas, para poder evitar esse peso maior da desidratação no dia seguinte, ainda mais se tratando do carnaval, que são dias seguidos de festa”, afirmou.
Outro ponto de grande relevância diz respeito ao consumo de água durante o período das festas. Seja pelo consumo de álcool, pela alimentação ou mesmo pelo esforço físico realizado ao correr atrás dos blocos e dos trios elétricos, é importante reforçar o consumo de água para reduzir os efeitos da desidratação e também para que a festa possa seguir sem maiores problemas.
“O consumo de água é importantíssimo, porque tanto o álcool desidrata, como também, durante essas festas, a gente passa muito tempo em pé, porque é um pequeno grau de esforço que, às vezes, pode se tornar até médio, pelo fato de estar caminhando muito tempo. Nesse período, o ideal é aumentar para, pelo menos, mais de 3 litros o consumo de água”, pontuou o especialista.