Energia solar: nova tecnologia promete potência mil vezes superior à atual

Cientistas da Universidade de Tóquio conseguiram desenvolver um painel solar de titânio e selênio, tecnologia essa que promete ser mil vezes mais potente que as opções tradicionais atuais, que são as placas fotovoltaicas de silício.
De acordo com as informações, a descoberta tem potencial de democratizar o acesso à energia sustentável, tornando-a mais barata e disponível para a maioria da população.
Atualmente, os painéis solares convencionais, geralmente fabricados com silício, sofrem com altos custos de produção. No entanto,a combinação de titânio e selênio, aprimorada pelos cientistas japoneses, apresenta-se como uma solução inovadora quanto ao potencial de também produzir energia sustentável, isso mil vezes mais potente.
A iniciativa, formada após um processo refinado, poderá melhorar a integração entre os materiais, aumentando significativamente a convenção de luz solar em energia elétrica.
Como funciona o painel solar de titânio?
Conforme informações divulgadas através de canais especializados em energia sustentável, o novo tipo de painel solar utiliza de uma técnica avançada que controla a adesão entre o titânio (TiO₂) e o selênio (Se). Desse forma, o módulo deve reduzir a interferência do do telúrio, elemento que prejudica a estrutura do selênio, e, assim, potencializa a eficiência energética.
A capacidade de gerar mais eletricidade com a mesma quantidade de luz solar é um dos principais diferenciais deste painel inovador.
O principal desafio, segundo os pesquisadores, é ainda tentar resolver as impurezas macroscópicas no titânio deixados no ambiente, isso, conforme os especialistas, pode fazer com que sua resistência e durabilidade sejam reduzidas.