PIX por aproximação entra em vigor nesta semana

A partir desta sexta-feira (28), o Pix ganha uma nova função. Segundo o Banco Central, será possível realizar pagamentos instantâneos por aproximação, usando o celular com o aplicativo bancário ou carteira digital autorizada. Inicialmente, o valor máximo por transação será de R$ 500, mas o cliente poderá reduzir esse limite ou estabelecer um valor máximo diário.
A solução permite que a transação seja feita aproximando o celular da máquina, por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication).
O pagamento por aproximação poderá ser feito através de carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay, ou pelo aplicativo do banco. Basta aproximar o celular da maquininha, sem necessidade de tocar. Essa forma de pagamento, semelhante aos cartões por aproximação, representou 65% dos pagamentos presenciais em setembro de 2024, segundo a Abecs.
Bancos e o Pix por aproximação
Alguns bancos já estão oferecendo o serviço, tanto para carteiras digitais quanto para provedores de maquininhas. Instituições como Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Cielo, C6 Bank e PicPay se anteciparam ao calendário do BC, com projetos-piloto e testes.
Como usar nova função do Pix
Para ativar o Pix por aproximação em uma carteira digital, o cliente deve vincular a conta à carteira, como no processo de vinculação de cartões de pagamento. Durante a vinculação, o cliente será direcionado para a instituição onde tem conta para confirmar a autorização. Após isso, basta escolher o pagamento por Pix, aproximar o celular, verificar as informações e confirmar.