Pré-candidatos devem deixar cargos para concorrer nas eleições deste ano
Os secretários do estado e do município que desejarem concorrer aos cargos de prefeitos e vereadores na eleição de 2020, têm até o dia 04 de abril para se desincompatibilizarem do serviço público. A data é estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que mantém até o momento, o calendário oficial.
Os prazos para deixar os cargos variam entre três, quatro e até seis meses, a depender se a candidatura é para vereador ou prefeito. Em 2020, as eleições acontecerão em 4 de outubro. Assim, em abril alguns secretários municipais devem ser naturalmente exonerados.
Muitos secretários municipais em todo o Brasil se afastarão meio a tantos problemas. Que digam os secretários de saúde. Muitos municípios, principalmente do Nordeste, estão sofrendo com as enchentes.
Portanto, secretários de obras e de Assistência Social sairão exatamente neste momento turbulento para concorrerem uma vaga nas câmaras municipais.
Em Esperantina pelo menos três secretários se afastarão do cargo. Secretárias de: Educação, Esporte e Cultura e de Assistência Social.
Mesmo com a pandemia do coronavírus e o pedido de alguns políticos para o cancelamento das eleições 2020, nada mudou até o momento. Sem alterações, os partidos e candidatos devem seguir atentos as datas previstas no calendário eleitoral.