Prefeito Chico Antonio visita a Casa do Oleiro em Teresina

Acompanhado do vereador Domingos Luiz e do secretário de obras, Chagas Henrique, o prefeito Chico Antonio de Esperantina, Chico Antonio, visitou nesta segunda-feira 21, a Comunidade Terapêutica, Casa do Oleiro em Teresina. A instituição acolhe dependentes químicos para tratamento e tem e tem sido uma das poucas saídas encontradas por famílias esperantinenses.

A Casa do Oleiro, é um projeto consolidado há mais de 8 anos, planejado para atender cerca de 120 pessoas, atualmente acolhe 46 em um sítio alugado na zona rural de Teresina. Mas nos próximos meses estará com uma estrutura própria, garante o Pastor Gouveia, é como gosta de ser chamado, exdependente químico que coordena todo o projeto.

“Nosso sonho sempre foi esse, instalar o projeto e formar equipes com condições de tocar os trabalhos para frente, aqui ainda pagamos um aluguel caro, pois queremos dar uma boa estrutura, bom acolhimento a quem chega, mas em breve teremos nosso próprio sítio par acolher melhor aos que precisam” acredita.

CURTA O PORTALESP NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Como ocorre com instituições já conveniadas pelo SUS – Sistema Único de Saúde, a parceria entre Prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social, as próprias famílias e a Comunidade Terapêutica, tem papéis bem definidos. As assistentes sociais do CREAS – Centros de Referência da Assistência Social fazem a triagem e encaminham os pacientes, garantido inclusive transporte durante todas as sessões iniciais, no caso da Casa do Oleiro, as famílias pagam pela estadia e a Instituição faz o tratamento. Todo esse processo dura pelo menos 6 meses, mas tem obtido resultados positivos.

De acordo com o prefeito Chico Antonio, a experiência é positiva e tem salvo a vida de muitos esperantinenses. “Essa é uma das poucas experiências que tive a oportunidade de conhecer e nosso sonho é vê-la implantada em nossa cidade. Só quem vive situação com dependentes químicos na família sabem o alívio que é saber que ainda tem jeito, saber que um lugar como esse pode salvar a vida de quem amamos” avaliou.

CCOM – Esperantina

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.