Prefeito de Piripiri é cassado pela segunda vez este ano
O juiz do município de Piripiri, Francisco João Damasceno, cassou o prefeito Odival Andrade (PSB) e a vice-prefeita da cidade, Maria do Socorro de Oliveira Mesquista. Essa é a segunda vez que os dois gestores são cassados em menos de dois meses. De acordo com a decisão do juiz, os dois são acusados de crime eleitoral durante a campanha municipal de 2012.
Com a decisão da Justiça, Odival e a vice ficaram inelegíveis por oito anos. O presidente da Câmara de Vereadores da cidade deverá assumir o cargo. O município deverá passar por uma nova eleição. A defesa do prefeito irá recorrer da cassação que deverá passar pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Odival Andrade afirmou que reagiu com tranquilidade a cassação. “É lamentável que queiram insistentemente calar a voz do povo de Piripiri. Os piripirienses decidiram, em 2012, nos dando 18.900 votos, que queriam o nosso nome como prefeito da cidade, reprovando o velho regime autoritário e opressor que se estabelecia na cidade há 30 anos. Mas parece que isto não está sendo considerado. E novamente tentam desrespeitar a soberania das urnas, a vontade do povo”, explica Odival.
Para o prefeito, os mesmos fatos alegados nesta Ação de Investigação Judicial Eleitoral já foram afastados e seus argumentos, aceitos, na Ação Cautelar que o manteve no cargo. “Não há nada de novo nessa discussão requentada. Nem mesmo a perseguição insistente de que eu sou alvo. A minha sorte é que o povo de Piripiri me conhece. Sabe de meu caráter e não aceita que sua decisão nas urnas seja mudada no tapetão”, frisa Andrade.
O prefeito enviou nota onde pede tranquilidade a população local e diz que seus advogados já trabalham para tornar sem efeito a decisão. “A exemplo da outra ação, está também não prosperará porque os seus argumentos não se sustentam. A justiça, de novo, será feita ao final. O povo de Piripiri pode ficar tranquilo que tudo se restabelecerá”, disse.
OOLHO