Prefeito e prefeito eleito do Ceará são presos e vice assume cargo

Elcimar Ribeiro, Marcondes Jucá e Carlos Alberto Queiroz, respectivamente.

O vice-prefeito do município de Choró, no Ceará, Elcimar Ribeiro, assumiu o cargo de prefeito nesta segunda-feira (25/11), após a prisão do prefeito Marcondes Jucá na sexta-feira (22/11). Além de Jucá, o prefeito eleito Carlos Alberto Queiroz Pereira, conhecido como Bebeto Queiroz, se entregou à polícia no sábado (23/11), após ser considerado foragido.

Carlos se entregou voluntariamente em uma delegacia no bairro José Bonifácio. Ambos foram alvos da operação “Ad Manus”, realizada pelo Ministério Público do Ceará. Durante operação, o prefeito e um servidor da Secretaria de Transporte foram presos e afastados de suas funções por 180 dias.

A Polícia Civil do Ceará, por meio da Delegacia de Capturas, cumpriu um mandado de prisão temporária contra Bebeto Queiroz, que tem antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo. Segundo decisão judicial, em 2017, no início de seu mandato, o prefeito decretou emerg^necia no município e fez uma contratação sem licitação de um posto de combustíveis, com preços muito acima dos praticados no mercado. Parte do valor pago pela prefeitura era repassado ao grupo de Queiroz. Além disso, o Ministério Público revelou que o gabinete do prefeito permitia abastecimentos de veículos sem controle, incluindo carros não oficiais.

O servidor preso na operação é apontado como responsável por organizar o esquema, sob a ordem do prefeito. Ele destruía os comprovantes de abastecimento para ocultar a identidade dos veículos e depois registrava os valores como sendo de carros municipais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.