Prefeito evangélico proíbe festejo católico em cidade do Piauí
Comemora-se em 13 de maio o Dia de Nossa Senhora de Fátima, que vem a ser a padroeira do pequeno município sertanejo de Dirceu Arcoverde, no Piauí. Mas, o tradicional festejo que antecede à data não pôde ser realizado em praça pública.
O prefeito Carlos Gomes de Oliveira (PR), o Carlão, baixou decreto determinando que a paróquia não ultrapassasse os limites da sua igreja.
Carlão é evangélico. Tem-se no interior do Piauí mais um caso de conflito entre religiões. Dessa vez, o poder político de um prefeito não tolerou a livre manifestação daqueles que professam uma fé diferente da sua.
O município tem pouco mais de sete mil habitantes e sua economia é movida pela agricultura, pecuária, extrativismo e apicultura. Os festejos servem inclusive para que a população rural leve ao centro urbano parte da sua produção, que vai a leilão e exposição.
A Igreja Católica é tolerante com o consumo de bebidas alcóolicas e permite montagem de barracas para servir comidas típicas, cerveja e aguardentes e músicas pagãs. É uma semana de festa religiosa que contribui para pequenos negócios e a circulação de dinheiro.
Por Mauro Sampaio / AcessePiauí