Prefeitos da região vão conhecer projetos em São João do Arraial

prefeitos 2A cidade de São João do Arraial recebeu na manhã do último sábado (13/04) uma caravana com prefeitos de representes das administrações municipais das cidades de Porto, São Pedro, São Gonçalo, Cabeceiras do Piauí e José de Freitas.

Também fizeram parte da comitiva representantes de varias entidades de que articulam e prestam assessória aos movimentos sociais, como o Centro Cocais (Centro de Organização Comunitária e Apoio a Inclusão Social) e a Obra Kolping do Piauí.

A Caravana foi recebida em São João do Arraial pelo Prefeito Municipal Dr. Adriano Ramos (PT), e pela representante do Centro Cocais Rosinha Lima. O objetivo da visita foi conhecer algumas experiências exitosas implementadas no município pela prefeitura municipal em parceria com os movimentos sociais.

prefeitosOs visitantes puderam conhecer a primeira experiência com bancos comunitários do Piauí, o “Banco dos Cocais” e a moeda local circulante o “COCAL”, a Escola Família agrícola dos Cocais, que reúne estudantes de 12 municípios do território, a primeira escola municipal em tempo integral do Piauí e o projeto de piscicultura do Marruazinho.

Após o almoço servido nas dependências da EFA Cocais, o grupo encontrou com o ex-prefeito da cidade e atual Superintendente Regional do INCRA no Piauí Francisco Limma e com o ex Dep. Federal e ex-secretario estadual de educação Antonio José Medeiros, ambos foram idealizadores daquela instituição.

Ainda na EFA Cocais, o prefeito municipal Dr. Adriano Ramos (PT), lembrou que os projetos que o grupo acabou de conhecer e que vem dando certo, foram iniciativas que começaram a ser pensadas e desenvolvidas, ainda na administração do então prefeito Francisco Limma.

Limma foi prefeito de São João do Arraial de 2005 a 2011, nesse período capitaneou uma das administrações mais inovadoras do nordeste, recebeu inclusive vários prêmios estaduais e nacionais, como o prêmio “SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR”.

A comitiva visitou ainda a comunidade Vila Esperança na zona rural do município, onde um grupo organizado de quebradeiras de coco mantém uma unidade de extração (produção) de mesocarpo do babaçu.

A equipe do CRAS e o grupo “Delícia dos Cocais”, organizaram uma degustação com produtos preparados a base do mesocarpo extraído produzidos ali mesmo na comunidade. São muitas as possibilidades, como explica a coordenadora do grupo Lenilda Sousa. “Além do babalate (chocolate de babaçu), dá para fazer massa para pizza, lasanha, bolos e biscoitos diversos, sorvete e muito mais”.

Capital dos Cocais

 

facebook google twiiter

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.