Prefeitos do CITCOCAIS se reunem na APPM para levar problemas ao governador
Prefeitos de municípios piauienses que compõem o CITCOCAIS – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais – estiveram reunidos na manhã de ontem (26/04). A reunião aconteceu na APPM, para discutir assuntos referentes à administração municipal, como a relação das prefeituras com a Eletrobrás e as constantes quedas de energia nos municípios, detalhes e prestação de contas da patrulha moto-mecanizada pertencente ao consórcio, a adequação do estatuto, situação das estradas, além de temas ligados à educação e à saúde na região.
O CITCOCAIS envolve os prefeitos dos municípios de Barras, Batalha, Esperantina, Joca Marques, Joaquim Pires, Luzilândia, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial.
O prefeito de São João do Arraial, Francisco das Chagas Limma esteve presente na reunião e informou que os gestores enfatizaram a recuperação das estradas do norte do estado, principalmente na região dos Cocais, como os trechos que ligam Cabeceiras a José de Freitas, Esperantina até Luzilândia e São João do Arraial. “Outro problema que precisa ser resolvido na nossa região é a situação da saúde, e das várias obras paralisadas em função de convênios que foram celebrados com os municípios, mas que os recursos ainda não foram repassados”, explica o prefeito.
As reuniões dos prefeitos do CITCOCAIS são ordinárias e acontecem a cada dois meses. A última reunião aconteceu no município de Porto. Ainda durante o encontro, os prefeitos trataram dos assuntos que serão apresentados em uma reunião com o governador Wilson Martins, na tarde desta terça-feira, dia 26 de abril. “Elaboramos um documento que iremos apresentar ao governador, à Eletrobrás e à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para resolver as quedas de energia, pois há municípios em que as escolas não funcionam a noite, por conta desse problema”, reclama o prefeito Francisco Limma.
De acordo com o ofício enviado ao Palácio de Karnak, a audiência contará com a presença dos gestores municipais e representantes de instituições como a Fundação Banco do Brasil, para tratarem da continuidade de projetos realizados nos municípios do Território dos Cocais e que dependem da contrapartida do Governo do Estado. Informações APPM.