Prefeitura faz recepção dos novos médicos cubanos que vão atuar na cidade
A Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina realizou no final da tarde desta quinta-feira (13/03), uma solenidade para recepcionar os 4 médicos cubanos que irão atuar no município.
Com a chegada dos novos médicos intercambistas, Esperantina conta agora com 9 médicos cubanos do Programa “Mais Médicos” do Governo Federal em parceria com a Secretaria de Saúde.
Os cubanos foram recepcionados por secretários municipais ao som da Banda Mestre Chico que tocou o Hino Nacional do Brasil, Hino de Esperantina e a música Aquarela do Brasil.
A recepção dos profissionais aconteceu no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de secretários municipais, funcionários, vereador Tote Aristides e muitos populares.
Os quatro médicos cubanos: Jorge Jordan Escalona, Lazaro David Rousseaux Bouhon, Juan Carlos Rojas Fernandez e Kenia de La Caridad Medina Santana vão atuar no município durante os próximos três anos, conforme prevê o Programa “Mais Médicos”.
Durante a solenidade de recepção, a professora Liliane Aragão, que fala fluentemente a língua espanhola, fez uma mensagem de boas vindas para os médicos cubanos em espanhol e chegou a traduzir a fala de alguns dos profissionais que ainda não fala a língua portuguesa.
O prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra, que estava ausente da solenidade por motivos superiores foi representado pelo Secretário de Governo, professor Jorge Menezes.
O Secretário de Governo parabenizou o prefeito Lourival e a secretaria de saúde e elogiou a atuação dos médicos cubanos na atenção básica.
Já a Coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Elisabete Chaves, disse que a vinda dos médicos cubanos tem contribuído muito com a saúde do município.
O vereador Tote Aristides desejou boas vindas para os 4 médicos cubanos e disse que a cidade ganha com a vinda desses profissionais.
O Secretário de Saúde, Julio Cesar, disse que a vinda dos médicos cubanos para Esperantina é uma conquista da Prefeitura Municipal.
“Hoje é um dia muito especial para a cidade de Esperantina. Quero agradecer o empenho do prefeito e da equipe da secretaria de saúde por mais essa conquista”, pontuou o secretário.
Vale ressaltar que os médicos cubanos vão passar alguns dias conhecendo o sistema público de saúde de Esperantina, hábitos da população e as doenças mais comuns na comunidade para logo em seguida começaram a trabalharem nas unidades básicas de saúde.
CCOM – Esperantina