Presidente da Alepi garante que está dentro do prazo
Por Cinnara Sale / Portal AZ
Os partidos e blocos enviaram na última quarta-feira para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a lista com o nome de seus líderes. O presidente da Alepi, Themistocles Filho (PMDB), lembra que o próximo é a escolha dos membros das oito comissões que constituem a Casa do poder legislativo.
Os nomes escolhidos devem se reunir até o início da próxima semana para que as comissões sejam formadas. Em encontro realizado em uma das salas das comissões, os parlamentares que foram indicados como líderes vão definir quem vai compor cada uma das comissões, que são formadas por sete membros, sendo que cada deputado deve pertencer ao mesmo a uma das segmentações.
A liderança de um partido é escolhida mediante a representatividade do político entre as siglas e a população, já que eles são responsáveis por, além de indicar nomes e presidente das comissões, pelas principais discussões dentro da Assembleia. “Ele tem o papel de indicar, substituir e tirar nome das comissões. Também tem prioridade no plenário e é responsável por encaminhar alguns documentos que falam pelo partido”, explica Themistocles Filho.
Depois de escolhidos os componentes, os líderes vão discutir sobre a presidência das comissões. O PT que hoje preside a comissão de Infraestrutura já informou através de sua líder, a deputada Rejane Dias que foi reconduzida a posição, vai buscar ficar a frente de outra comissão. Para Themistocles Filho a discussão precisa ser de forma sadia, porém ele ressalta que não havendo acordo será feita votação para definir o presidente.
“Prefiro que seja tudo feito de forma conversada, mas se não houver consenso nada impede que seja feita uma votação”, esclarece o deputado. As comissões são responsáveis por atestar a legalidade, analisar os custos, a segurança, a viabilidade das propostas apresentadas pelos parlamentares e pelo poder executivo. Sem as comissões os projetos não podem ser analisados e consequentemente não podem ser votados.
Os deputados retornaram as atividades deste ano no início do mês, para Themistocles Filho, os trabalhos não estão atrasados. “Em Brasília eles sequer definiram os líderes, então estamos é adiantados”, ressalta o presidente da Casa.
Atualmente, funcionam permanente na Assembleia Legislativa do estado a Comissão de Constituição e Justiça; Comissão de Administração Pública e Política Social; Comissão de Infraestrutura e Política Econômica; Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação; Comissão de Direitos Humanos e da Juventude; Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente; Comissão de Segurança Pública e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.