Procurador quer relação dos ficha suja para impugnar candidaturas
O Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção e Silva, enviou ofício aos tribunais, câmaras de vereadores e entidades sociais pedindo a relação das pessoas condenadas e que são incluídas na lei da ficha limpa, os considerados ficha suja. Ele deu prazo até o dia 10 para o retorno do pedido de informações, porque vai representar contra os que serão candidatos neste pleito.
“Estamos fazendo um cadastro e esperamos que a relação chegue até o dia 10, pois vamos precisar da lista para os processos de impugnações”, afirmou o procurador Alexandre Assunção.
O procurador comentou que a relação será encaminhada aos promotores e juízes. “Ainda estamos pensando em encaminhar oficio aos partidos. Ainda vou analisar isso”.
Alexandre Assunção disse ainda que também são incluídos na lei da ficha limpa os candidatos expulsos em conselhos profissionais e demitidos no serviço público.
Segundo a lei da Ficha Limpa, não poderão se candidatar políticos condenados por órgãos judiciais colegiados. Os envolvidos em crimes como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, contra o patrimônio público, por improbidade administrativa, por corrupção eleitoral ou compra de voto, mesmo que ainda possam recorrer da condenação a instâncias superiores serão impedidos de disputar eleição.
Os que renunciaram aos seus mandatos para fugir de processos de cassação por quebra de decoro parlamentar, também estarão impedidos.
Fonte: PortalAZ