Professores Celetistas ganham menos do que os Efetivos!
Essa é para boi dormir. Mais uma do governo do molim molim.
Professores celetistas não estão recebendo o Piso Salarial que o Molim Molim prometeu no início do ano.
Recentemente dois professores celetistas de Esperantina foram a Teresina para reivindicar seus direitos por não está recebendo o devido salário e na oportunidade descobriram que existe uma verdadeira desigualdade salarial entre profissionais da mesma categoria.
Enquanto os professores efetivos do Estado estão recebendo o que é lhe é de direito – Piso Salarial – os professores celetistas estão sendo DISCRIMINADOS em não receber os mesmos direitos.
O edital do último concurso seletivo do estado não menciona nenhuma diferença entre os professores.
A diferença entre os dois salários é de aproximadamente R$ 60,00 para os de 20 horas é de R$ 160,00 para os 40 horas.
Lembrando que até hoje tem professores sem receber um centavo deste o início do ano e professores de 40 horas estão recebendo apenas a metade de seus salários.
Para demonstrar o descaso e pouca vergonha desse governo para com os professores celetistas em especial os de 40 horas, Átila e Molim irão pagar as outras 20 horas em 5 parcelas como se os professores estivessem trabalhando parcelados. Trabalham uma semana e folga outra é isso molim? Acho que não.
Recentemente Átila Lira esteve em nossa cidade e o que ele fez? Primeiro não falou nada de salário e depois prometeu demais e comeu de graça.
Resta-nos fazer um abaixo assinado para pedir que nossos direitos sejam iguais aos colegas professores efetivos.
Visite o blog do autor
Professor Macelino, embora a expressão comumente usada seja a de “celetista” o termo correto deve ser ” contratados”, pois a palavra CELETISTA vem de CLT, Consolidação das Leis do Trabalhos e se refere ao empregado de empresa privada que tem sua carteria de trabalho assinada conforme a CLT.
O regime celetista disciplina o relacionamento entre trabalhadores e patrões, no setor privado, visando a defesa do empregado, e não no setor público, onde o que se busca é o atendimento do interesse público.
No caso de funcionario publico o regime é o estatutario e, mesmo o contratado esta sujeito a este regime.
O que vemos é o emprego da palavra seletista para se referir a professores contratados em teste seletivo.
Portanto entendo que se o teste foi SELETIVO a palavra certa deveria ser com S ou seja SELETISTA.
Essa é apenas uma contribuição de um cidadão de Esperantina que tambem escreve errado mas que tambem tenta aprender com os erros.
Pedro
Muito bem marcelinho, gostei do seu desabafo. Eu sou celetista e estou sem receber até agora vamos lá se precisar da minha assinatura, eu vou assinar, pois trabalhar de graça para o governo, jamais.
Aceito suas críticas seu Pedro, no entanto devo lhe dizer que o termo celetista neste caso não está errado, estaria errado caso estivesse escrito com “S”.basta você conhecer um pouco mais sobre o que a SEDUC-PI determina neste caso para professores.
Não sou eu que determinei o uso de “C” ou do “S”, entenda.
A Seduc não é empresa privada, nem o governo do estado logo o termo deveria ser escrito com S. Não quero corrigir ninguem quero apenas contribuir para a cultura de nosso povo.
Não improta se é com “C” ou com “S”. A verdade é que estamos sem receber, e gastando muito com combustivel, pois há professores que se deslocam para a zona rural. Vamos nos mobilizar!
NAO IMPORTA O “C” OU O “S” DO _ELETISTA PARA OS PROFESSORES O QUE DEVE VALER É SAO OS MESMOS DIREITOS ATÉ PORQUE QUANDO CONTRATADOS O TRATO ERA DARMOS AULAS PRA NOSSOS ALUNOS E RECEBERMOS. ACREDITO QUE “OS TAPA BURACOS” TAMBEM MERECEM DIGNIDADE. E ALEM DO MAIS DO QUE IMPORTA “S” OU “C” “ENRROLAR” OU “ENROLAR” SE O LUCRO VAI SER MOLIM OU DURIM? OS PROFESSORES ESTAO SENDO LEZADOS OU LESADOS? E OS FILHO DOS PROFESSORES QUE COMEM E BEBEM TODO DIA VÃO SENTIR UM DIA QUE A PROFISSÃO DOS PAIS NÃO TINHA O VALOR QUE DEVIA? E OS ALUNOS DEVEM RESPEITAR OS TAPA BURACO? ISSO É UMA VERGONHA…. ALEM DO MAIS OS PROFESSORES DÃO AULA DO MESMO TANTO, PELO MENOS É O QUE PEDEM NO CONTRATO.
Quando houve paralizações das atividades dos docentes no início do ano,é um trabalho árduo e difícil convencer seletivo a parar;tornando a luta da categoria mais difícil ainda.seletivo ou efetivos,todos tem direitos,mas, TODOS TEM DEVERES COM A LUTA DA CATEGORIA,INCLUSIVE OS SELTIVOS!