Projeto registrar foi implantado em Esperantina em parceria com o Tribunal de Justiça
Por Clenilton Gomes / Duscocais
Foi implantado na cidade de Esperantina na manhã desta quinta-feira (04/09) o projeto registrar em uma parceria do Poder Judiciário do Piauí, através da Corregedoria Gereal governo do estado do Piauí, hospital Dr. Júlio Hartman, cartório local e a prefeitura de Esperantina, que garante o registro de nascimento gratuito para todas as crianças.
A solenidade de implantação aconteceu no hospital regional da cidade com as presenças do juiz corregedor auxiliar do Tribunal de Justiça do Piauí José Airton Medeiros de Sousa que é coordenador o projeto Sistema de Interligar o Registro Civil, do juiz titular de Esperantina Edvaldo de Sousa Rebolças Neto, o diretor do hospital Dr. Fabiano, Simplício Mário, da diretoria de direitos humanos, Patrícia Lages, representando o cartório e da prefeita de Esperantina Vilma Amorim.
O juiz José Airton abriu as falações falando da importância deste projeto que está sendo implantado nas principais cidades do estado e pediu o empenho dos órgãos locais para que o projeto registrar seja uma realidade e mude os números negativos que ainda insistem em manchar o país segundo normas das nações unidas e que com o sistema de interligação dos registros, pessoas que nascem em um determinado local e viajam pra outros se perderem a via original podem solicitar outra em poucos minutos.
“Vamos trabalhar junto aos cartórios a informatização de todo sistema, papel é muito vulnerável, o cupim destrói, pode pegar fogo e prejudicar muita gente e neste sistema online é seguro e confiável”.
O juiz Edvaldo Rebouças louvou a iniciativa do projeto e falou que com a implantação do mesmo vai evitar que cidadãos fiquem por muitos anos sem o principal documento.
Simplício Mário falou que o projeto registrar vai melhorar os indicativos de crianças que nascem e as vezes passam por muitos anos sem o registro e perdem até os programas sócias do governo federal.
Dr. Fabiano diretor do hospital Júlio Hartman parabenizou o ex-vereador Domingos Luiz pela iniciativa do projeto há dois anos atrás e que agora foi implantado em uma sala do hospital totalmente equipada para atender os usuários.
“Não vamos medir esforços para que este projeto der certo em nossa cidade e que vai beneficiar toda esta região que são atendidas por nós, estamos prontos para atuar junto ao cartório e garantir mais este direito que tem os cidadãos logo que nascem”.
A prefeita Vilma Amorim falou que vai dar todo apoio necessário para auxiliar no programa através dos agentes de saúde, dos profissionais do CRAS e CREAS. “Eu como mãe e educadora sei da importância deste documento para os nossos filhos e não irei medir esforços para contribuir no sucesso dele, que vai melhorar muito os nossos indicativos na educação”.
Após a solenidade de implantação a prefeita Vilma Amorim visitou a sala onde funciona o sistema de registro juntamente com o diretor Fabiano e o ex-vereador Domingos Luiz.
Participaram da solenidade os vereadores João de Deus, Domingas Santana e Bebeto e muitos profissionais da assistência social e saúde.