Projeto Registrar será implantado em Esperantina em parceria com Tribunal de Justiça
A coordenadora Estadual do projeto Registrar do Governo Federal Dorinha Borges esteve na cidade de Esperantina acompanhado do técnico do Tribunal de Justiça Carlos Felipe para mobilizar a interligação de maternidade do Hospital Regional Dr. Júlio Hartman com o cartórios local, ação visa erradicar o sub-registro de nascimento na cidade.
De acordo com o técnico do TJ Felipe Camarão o processo de informatização já é uma realidade em vários municípios. “Iniciamos este processo em 2012 na cidade de Teresina onde o serviço já funciona, estamos aqui para mobilizar as autoridades para juntos implantarmos este sistema o mais rápido possível em Esperantina”. Falou
.Felipe ainda falou que o Tribunal de Justiça já tem um fundo especial para repassar aos cartórios pelos serviços prestados na emissão dos registros de nascimento das crianças e também uma ajuda de custo para o hospital manter os equipamentos e que tão logo o corregedor possa marcar a vinda pra cidade o funcionário do cartório passará por um trinamento para trabalhar no sistema. “Todos os trabalhos do cartório após a informatização vai melhorar em tudo não vai mais existir aqueles livros enormes o sistema é completo”.Falou
Dorinha Borges falou que é necessário uma sala com ar-condicionado, computador, impressora para iniciar o trabalho. “Estamos sendo bem recebidos na cidade na cidade, as autoridades estão presentes, vamos colocar toda situação favorável do município para o corregedor do TJ para tão logo ele possa marcar a vinda para cidade de Esperantina implantar este serviços”. Falou a coordenadora.
A enfermeira chefe da enfermaria do hospital Júlio Hartman representando o diretor Dr. Fabiano Ribeiro falou que o hospital vai dar todo apoio necessário para tão logo seja implantando este serviço na cidade. “O diretor não pode está aqui por motivos superiores, mas já disponibilizou uma sala equipada, com computador, ar-condicionado para implantar os serviços de emissão de registro de nascimento”. Falou a enfermeira Gislandia.
Estiveram presentes na reunião de mobilização o promotor da cidade Sérvio de Deus, as Defensoras Públicas Hellen Brandão e Pricila, o capitão Albuquerque, o presidente do conselho tutelar Francisco Pacilo, a técnica da SASC Solimar, Valdenice e o ex-vereador Domingos Luiz.
Dorinha Borges falou da luta do ex-vereador Domingos Luiz, quando ocupava a pasta da assistência social do município para trazer este programa para ser implantado na cidade. “Ele me ligava muito foi muitas vezes lá na SASC, solicitando a vinda destes serviços para Esperantina”. Falou.
Por Clenilton Gomes / Duscocais