Projovem Trabalhador capacita 110 jovens em Esperantina

O Projovem Trabalhador é um programa do governo Federal, através do ministério de Trabalho e Emprego, realizado no Piauí pela Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego, sendo executado pela Fundação Educare.

projovem trabalhadorO programa de qualificação profissional Projovem Trabalhador, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e a execução da Fundação Educare qualificou no município de Esperantina, mais de cem (100) jovens. No município, os alunos foram distribuídos em 4 (quatro) turmas divididos entre os arcos ocupacionais de alimentação, serviços pessoais, construção e reparos II e administração.

O Projovem Trabalhador, que se divide em dois momentos: qualificação social (100 h) e profissional (250 h), em Esperantina movimentou o público juvenil. No âmbito social, os alunos realizaram uma mobilização nas ruas da cidade sobre a preservação do meio ambiente, participaram de palestra sobre Legislação trabalhista, promoveram uma feira de empreendedorismo com a exposição dos trabalhos confeccionados em sala e compreenderam o mundo da inclusão digital através das aulas práticas em laboratórios, além do desenvolvimento de dinâmicas e atividades em grupos.

Durante a execução da qualificação profissional, os jovens participaram de atividades práticas e específicas às suas áreas, bem como as visitas técnicas e estágios cedidos em empresas.

A Turma de Alimentação teve momentos de aprendizado, nas ocupações de cozinheiro, chapista e vendedor ambulante, nos quais os alunos aprenderam a fazer salgados, vários tipos de bolos, tipos de massa e a fazer alimentos na chapa, além de diferentes pratos da culinária piauiense. Além disso, foram feitas visitas técnicas a lanchonetes e restaurantes locais, onde tiveram a oportunidade de aliar teoria à prática, no sentido de aprender sobre o funcionamento e administração do  setor de alimentos.

Já os jovens do Curso de serviços pessoais vivenciaram a rotina dos cuidados com a beleza, através de aulas práticas de depilação, maquiagem, cabeleireiro, manicure e pedicure.

Em construção e reparos II, não foi diferente, os alunos da área de eletricista praticaram com atividades de reparação e instalações elétricas. Sendo assim, foi proporcionado à turma a oportunidade de aplicar os métodos de fazer instalações, com procedimentos e técnicas necessárias ao profissional.

Para o jovem Carlos César Silva Carvalho, da Tuma de Construção e reparos II, o Projovem representou grandes conhecimentos. “O curso foi maravilhoso, tínhamos todos os materiais, assim foi possível aprendermos na prática a construção de painéis elétricos, bem como experimentar os sistemas avançados, estou satisfeito e profissionalizado” disse.

Durante os seis meses os resultados foram eficazes, com ótima participação e envolvimento dos alunos, o que representa o interesse dos jovens, portanto um avanço na qualificação profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.