Promotor de Justiça denuncia à ONU descaso administrativo no Piauí
O Promotor Ruszel Lima Verde (foto) informou à Organização das Nações Unidas (ONU) que os 60 adolescentes internados no Centro Educacional Masculino (CEM) são vítimas de violência e outros abusos. Ele pediu que o Escritório das Nações Unidas de Combate ao Crime e à Droga (UNDOC) investigue as denúncias de maus-tratos e tortura remetidas pelo Procurador-Geral de Justiça através de comunicação oficial.
Também foi encaminhado à ONU relatório dos atos do inquérito civil público instaurado para apurar a situação das unidades de tratamento para crianças e adolescentes viciadas em drogas. Nas inspeções, o promotor constatou que não existem instituições específicas para esse fim.
A falta de acesso ao tratamento – denuncia Lima Verde – provocou o óbito de menores viciados que esperavam por vagas na Fazenda da Paz, instituição filantrópica que cuida de dependentes químicos.
As entidades declaram que o Governo Estadual tem atrasado o repasse de recursos, embora tenham promovido campanhas de cunho educativo contra o consumo das drogas.