Queda d’água na Cachoeira do Urubu atinge 14 metros de altura

cachoeira do urubuDurante o período chuvoso na região o ronco é ouvido de longe sem que se perceba ainda a beleza do espetáculo das águas proporcionado pela queda d’agua na Cachoeira do Urubu, nos municípios de Batalha e Esperantina.

As folhas que caem silenciosamente e o ronco das águas fazem parte do equilíbrio do ambiente do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, que no mês de março está com grande volume de águas em virtude do aumento de chuvas na região.

O encontro das águas que descem os paredões rochosos forma uma espécie de neblina, que é cortada com a chegada de sol mais forte, que, por sua vez, forma arco-íris.

Os respingos saídos do choque das águas em sua queda salpicam delicadamente o rosto de quem está próximo da Cachoeira do Urubu como se fosse um carinho.
A Cachoeira do Urubu é formada por águas do rio Longá, que possui outras pequenas cachoeiras e corredeiras desde suas nascentes, no município de Alto Longá até quando desemboca no rio Parnaíba.

A bióloga e professora Francisca Maria Marques, coordenadora de Meio Ambiente da Esperantina, disse que no período chuvoso a Cachoeira do Urubu atrai muitos turistas.

Dependendo do volume das chuvas, a Cachoeira do Urubu fica uma queda d’água de 14 metros de altura. Francisca Maria informa que o rio Longá nasce na Lagoa do Mato, no município de Alto Longá, quando começa seu percurso de 320 quilômetros , onde fica sua foz, no município de Buriti dos Lopes, onde deságua no rio Parnaíba.

Quando as chuvas aumentam fica um só espelho de água e não é possível ver as formações rochosas e os paredões por onde as águas escorrem.
Na Cachoeira do Urubu, o rio Longá fica com uma largura de cem metros e fica mais estreito depois da cachoeira porque fica cercado por pedras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.