Rafael Fonteles X Silvio Mendes: quem a população do Piauí vai eleger como governador em 2022?

Com a oficialização do nome de Silvio Mendes (PSDB), agora o eleitorado piauiense já sabe quem são os grandes protagonistas que disputarão a sua preferência na escolha para governador na eleição deste ano. Fonte: OitoMeia

Silvio Mendes e Rafael Fonteles

Silvio, claro, representa a oposição à atual gestão ao governador Wellington Dias (PT). Foi oficializado pré-candidato pelo maior nome do bloco, o atual ministro-chefe da Casa Civil Ciro Nogueira, que anunciou, no sábado passado, Silvio como pré-candidato a governador, e Iracema Portella (PP) para vice.

Do outro lado estará Rafael Fonteles (PT), com todo apoio de W.Dias e sua grandiosa base governista. Diferente de Silvio, Rafael já vinha sendo colocado como pré-candidato pelo seu grupo já há um certo tempo. Tem inclusive viajado ao lado do governador inaugurando obras e abraçando a população.

É claro que, até a eleição, existirão outros nomes dispostos a encarar o pleito e se tornar o próximo governador (ou governadora) do Piauí. Washington Bonfim (Cidadania) é quem se mostra mais próximo de atrapalhar esse protagonismo. Mas o que se percebe é realmente uma polarização. O que antes atendia como situação passa a ser Rafael E o que antes atendia como oposição se tornou Silvio.

QUEM A POPULAÇÃO PREFERE?

Aos 72 anos, Silvio Mendes é colocado como “o experiente”, “a mudança”. Ex-prefeito de Teresina, saiu com uma popularidade acima dos 80% de preferência do eleitorado. Foi reconhecido por sua gestão. Saiu, em 2010, justamente para uma eleição para o Governo do Estado e perdeu. Pesa contra Silvio algumas bandeiras bolsonaristas que até há algum tempo ele chegou a defender. Entretanto, talvez por orientação de marqueteiros, tem diminuído nesta sua característica.

Rafael Fonteles, ainda muito jovem, tem sido apontado como o “inteligente”, “o novo”. Atual secretário estadual de Fazenda, nunca disputou uma eleição, mas sempre esteve por perto por conta do pai, o ex-deputado federal Nazareno Fonteles. Seu trabalho a frente das finanças do Estado conta muito para a escolha. Mas o grande trunfo de Rafael é o “Fator Lula”. Bastante popular no Piauí, espera ser visto como o nome de Lula para aumentar a sua popularidade, ainda mais por ainda ser um pouco desconhecido para grande parte dos piauienses. E de quebra, tenta colar o máximo possível da rejeição do eleitorado piauiense a Bolsonaro no adversário da oposição.

É só uma breve analise. Agora é esperar pelo caminhão de pesquisas, as várias trocas de farpas dos próximos dias e analisar bem em quem votar. É com você, eleitor! E que venha o dia 2 de outubro de 2022!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.